Para ajudar você a ter melhores resultados em seus anúncios de marketing digital, daremos dicas e informações importantes de como melhorar a definição da sua audiência e criativos e outros quesitos relevantes para ter um anúncio de sucesso!
A audiência de anúncios, basicamente é o usuário que recebe o anúncio enquanto navega pelas redes sociais, mas há alguns pontos para cuidar ao criar sua campanha, lhe daremos mais detalhes a seguir.
Quando falamos de criativo, queremos dizer que é um conjunto de elementos que são essenciais em anúncios, eles podem ser imagens, vídeos, áudios entre outras formas que serão exibidas aos usuários.
Esse universo dos anúncios pode ser complicado num primeiro momento, mas esse é o nosso “JoB” (entendeu o trocadilho? rs) descomplicar e desmistificar esse canal, para que sua tratativa com a sua agência seja a melhor.
Nesse conteúdo você vai encontrar sobre:
Nós da JoB, juntamos as melhores informações sobre como definir a audiência e criativos para anúncios, na hora de configurá-lo nas plataformas da Meta (Facebook e Instagram), com base no conteúdo da Meta Empower, e compartilharemos contigo, para seus anúncios serem o vencedor e aparecer para os leads certos. Confira!
Melhores práticas para definição de audiência e criativos
Audiência
Em resumo há 2 tipos, segmentação ampla e segmentação específica.
Geralmente a segmentação ampla é dada por segmentações demográficas e a partir de interesses dentro da plataforma, ela é mais recomendada para quase todo e qualquer tipo de campanha porque tem muitas ações amplas. Elas dão muita informação para os algoritmos, de acordo com o objetivo que você escolher.
A segmentação específica, é um grupo específico dentro da estratégia que pretende falar e passar uma mensagem, um público mais personalizado como idade, gênero e etc.
Entre escolher uma segmentação muito específica e uma segmentação mais ampla, sempre escolha a mais ampla que geralmente você vai ter melhores resultados, na hora de configurar sua campanha na Meta.
Criativos
Eles são quem mandam geralmente no resultado da campanha. Hoje, o algoritmo trabalha baseado nas reações das pessoas em relação àquela mensagem.
Bom, você tem um vídeo quadrado e não quer tê-lo no stories, por exemplo, porque é um formato verticalizado, como resolver isso? Existe a opção de adaptação de criativas automáticas, onde são colocados uma imagem e o texto, então a própria plataforma se adapta entre os meios.
Há uma segunda opção que é um pouco melhor em termos da mensagem ideal para o formato ideal, que é a adaptação de criativos personalizados, onde no mesmo anúncio, você consegue mudar a mensagem criativa e o adaptada da melhor maneira possível de acordo com cada um dos posicionamentos. Se há um vídeo vertical, pode escolher rodar em stories e o quadrado rodar no feed, ou seja, adaptá-lo sem precisar quebrar em múltiplos anúncios.
Outro ponto importante, é trabalhar com múltiplas mensagens dentro do mesmo conjunto de anúncios, para quê? Para você deixar que a pessoa escolha a mensagem que ela mais gosta e interagir.
Por exemplo, João gosta de fast food, filmes e esportes, porém gosta mais de filmes, dessas 3 opções, se vier algum anúncio relacionado com esportes, ele achará legal, só que vai gastar mais tempo vendo o anúncio que envolva filmes. O algoritmo entende isso e entrega mais anúncios relacionados.
VEJA MAIS >> Como ajudamos a Escola IEIJ a ter uma campanha de matrículas de sucesso?
Otimização
O tipo de otimização é um caso que precisa prestar muita atenção.
Em uma campanha de tráfego, por exemplo, em termos de resultados, você pode ter um tráfego amplo, trazer muitas pessoas para o seu site ou para o seu aplicativo, trazer pessoas de todos os tipos, até pessoas de interesse, pessoas que não tem tanto interesse na sua marca, isso é uma parte do tráfego e o tráfego específico, você pode focar em trazer menos pessoas, mas pessoas que tenham maior interesse na sua marca, então é um tráfego mais qualificado.
Existem otimizadores diferentes para diferentes objetivos, por exemplo: otimizadores para evento de compra, de visualização, de carrinho e etc., depende da sua estratégia.
Pensando nesse tipo de campanha, temos basicamente dois tipos de estratégia:
1 – Tráfego amplo: geralmente é mais barato só que a taxa de conversão dele é um pouco menor.
2 – Tráfego específico: como o nome diz, mais específico, mais inteligente, mais qualificado, ele é mais caro, porém, a taxa de conversão é maior.
Então, como determinar isso dentro de uma campanha, dentro de um conjunto de anúncios? Escolhemos o objetivo de tráfego como exemplo e dentro do tráfego tem conversões e visualizações de páginas de destino como utilizadores.
a – Conversão, é onde irá qualificar o tráfego e trazer pessoas que tendem a consumir realmente o produto ou serviço, então ao trazer menos pessoas, elas estarão mais qualificadas.
b – Visualizações de página de destino, traz muita gente que tem a tendência somente a visitar a página. Não seriamente eles irão comprar, porém ocorre um volume maior.
É preciso analisar a campanha, pois ambas têm dores diferentes para cada um dos objetivos.
Identidade, formato e mídia
A identidade, é determinar a plataforma, o Facebook ou Instagram. Nelas há 3 grandes formatos, o carrossel, coleção e a imagem ou vídeo único.
O carrossel serve tanto para colocar imagens quanto vídeos, pode ser acrescentado ambos num mesmo carrossel.
A coleção são quadradinhos que você pode determinar uma experiência instantânea, que é como se fosse um microsite, se você tiver um catálogo você pode jogar para os produtos do seu catálogo.
A mídia é o vídeo ou imagem, cada um desses formatos terá um propósito diferente. No guia de anúncios, e a tabela de recomendações de proporções por posicionamento, é um recurso útil para todos os tipos de criativo, tem todos os tipos de informações, depois você vai determinar os textos e os links.
Texto e links
É bom que ele seja direto ao ponto. No seu anúncio, você coloca as informações principais, é ele que vai aparecer no posicionamento, já as demais informações devem reforçá-las na parte criativa, num vídeo, na imagem. Você pode usar @ para marcar perfis, ou páginas do Facebook, recomenda-se 125 caracteres ou menos.
A URL do site sempre deve dar uma atenção especial. A página de destino deve possuir funcionalidade, ou poderá ser a razão para seu anúncio ser reprovado. E o CTA, o famoso “botãozinho” de chamado para ação, (“Veja mais“; “Aprenda mais“; “Baixe o aplicativo“; por exemplo) também é importante ter um cuidado, isso ajuda muito.
Dica bônus!
Posicionamento automático
A respeito dos posicionamentos automáticos, são basicamente uma automatização da entrega do seu anúncio entre as plataformas e os posicionamentos. A campanha está distribuindo o orçamento entre os conjuntos de anúncios diferentes e dentro de cada conjunto de anúncios ele distribui a entrega dentro das plataformas que fazem mais sentido.
Por exemplo, o João tem um comportamento em fazer compras online à noite. Ao fazer compras geralmente no Instagram e não no Facebook o algoritmo vai aprendendo que ele não precisa mostrar muitos anúncios de interesse do João no Facebook, porque ele usa esporadicamente o Facebook.
O algoritmo aprendeu que o João não compra no Facebook, pois usa-o pouco mas tem contato intenso no Instagram e é por lá que a compra acontece.
Com isso, o algoritmo deixa de gastar dinheiro com João no Facebook, durante o dia, e começa a gastar mais dinheiro com ele no Instagram durante a noite, então ele entende o seu comportamento, a navegação entre plataformas e qual é a melhor escolha possível para cada pessoa nessa configuração.
Qualifique seus anúncios conosco!
Por fim, ao ter boas estratégias de marketing digital, é indispensável uma atenção especial à audiência conforme seus objetivos e aos criativos, eles são essenciais para sua empresa se você busca alavancar os resultados de anúncios e conversões.
Esperamos que tenha aproveitado a leitura. A JoB é Especialista de Tráfego Pago em Londrina , fale conosco para saber mais como ter melhores resultados em seu negócio, e torne-se mais um dos nossos cases de sucesso!
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