Em um mercado competitivo, a presença online de uma empresa pode ser um dos seus maiores ativos para criar oportunidades de negócios. Utilizar canais como redes sociais, e-mail marketing e SEO (Search Engine Optimization), as organizações podem alcançar públicos mais segmentados e transformar sua presença online em um gerador eficaz de leads qualificados. Isso não apenas promove produtos e serviços, mas também fortalece a marca e impulsiona as vendas.
Embora esses sejam apenas alguns exemplos para gerar mais oportunidades de negócios, há muito mais coisas envolvidas, esses são apenas a ponta do iceberg. Neste artigo da JoB, vamos explorar como iniciar um plano de marketing e vendas integrados, trazer reflexões, gerar insights para o seu negócio e muito mais. Prepare-se para descobrir estratégias que podem levar seu negócio ao próximo nível. Vamos lá?
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Dando start a um plano de marketing e vendas eficiente
Logo de cara digo que para criar um plano estratégico integrado a fim de aumentar suas oportunidades de negócios, a inclusão de reuniões conjuntas e regulares, onde ambas as equipes possam alinhar suas estratégias e compartilhar insights é fundamental.
A definição de metas compartilhadas e também o uso de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) é indispensável nesse processo, pois permite o acompanhamento de leads, facilita a comunicação entre as equipes e proporciona uma visão clara do progresso em relação às metas estabelecidas.
Essas práticas, quando implementadas de forma coordenada, asseguram que marketing e vendas atuem de forma cooperativa, alavancando os indicadores industriais e impulsionando o crescimento da empresa. Contudo, esses exemplos só são eficientes, se a estratégia estiver bem definida, pois ela é a base de tudo!
Mas adianto que, A ESTRATÉGIA, o MARKETING ESTRATÉGICO é muito mais do que pode imaginar.
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Estratégias para aumentar suas oportunidades de negócios
Embora a colaboração entre marketing e vendas e o uso de diversas ferramentas sejam fundamentais para gerar oportunidades de negócios, o verdadeiro diferencial para melhorar os indicadores, seja empresarial ou industriais, está em um planejamento estratégico sólido. A chave é desenvolver uma estratégia que vá além das operações diárias.
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Nossa visão do que é Marketing Estratégico
A partir do momento que nós (a JoB Marketing Estratégico – Agência de Marketing em Londrina) entramos num cliente, a gente desperta uma consciência, ou seja, construímos um processo de educação para que você possa enxergar NEGÓCIO, MERCADO, CONTEXTO e enxergar principalmente o FUTURO.
O mix de produtos ou serviços está defasado, ou não está bem alinhado, é responsabilidade do marketing ficar atento a isso.
A gente tem realmente esse papel de ser um centro de inovação e de instigar a inovação. Para se ter uma ideia, segundo o IBGE, mais de 70% das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas inovaram só em 2021, tendo o setor químico na liderança com maior taxa de inovação de 87,0%, seguido por equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos (86,5%) e por veículos automotores (84,7%).
Esse foi apenas um dado, que não é nem tão recente assim, mas ilustra sobre a inovação no mercado industrial, bem como o dedo do marketing e da estratégia são armas poderosas nesse ramo para geração de oportunidades de negócios. E uma agência parceira como a nossa, pode ser sua solução para o desenvolvimento dessa estratégia. Explicarei melhor a seguir.
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Agência de marketing estratégico para aumentar as oportunidades negócios
Agora, talvez, você deve estar pensando: “OK, mas aonde vocês, como agência estratégica de marketing digital, entra?”. Bom, vamos lá. Alinhar as áreas de marketing e vendas e implementar estratégias para gerar oportunidades de negócios, pode, sim, otimizar seus indicadores industriais e alcançar novos patamares de desempenho. Para transformar essas estratégias em resultados concretos, é crucial contar com a orientação especializada.
Quando nós da JoB Marketing sentamos com um cliente, a gente ajuda nossos parceiros a ter consciência sobre tudo o que foi comentado aqui e mais.
Sendo bem franco… Você já notou que o mercado do marketing, e não digo só marketing digital, digo do marketing, é um mercado “degenerado”? Isso porque tem um monte de curso na internet onde todo mundo que acha que entende. As pessoas fragmentam o marketing e vendem um botãozinho e falam assim para as pessoas: “É esse botão que você tem que adquirir por R$ 49,90”; “Essa técnica aqui que você tem que aprender”, etc.
E, o que as pessoas compraram não foi o conteúdo do curso, mas compraram o que ela falou, a personalidade de quem está oferecendo o curso. Por isso que esses cursos online, quem fala bem, vende! Na verdade, as pessoas compram o vendedor muitas vezes.
Você sabia que só 5% das pessoas que compram o curso online assistem? Apenas 5% é muito pouco, gente. Significa que eles ganham dinheiro 95% sem nenhum esforço. Porque as pessoas compram, pagam e elas não vão assistir o curso, elas não vão querer o feedback, elas não vão pedir ajuda lá para assistência, para o SAC. Por isso que tem tanta gente fazendo dinheiro para essa questão de curso online.
Então, o mercado do marketing é um mercado prostituído, em que as pessoas pegam botões individuais e vendem fora de contexto, e aí o empresário acaba sendo manipulado por aquela comunicação, daquele guru e acredita que aquilo que irá gerar oportunidades de negócios e salvará a sua empresa.
E aí muitas vezes ele vem para nós já contaminado, ele chega na gente, ele fala assim: “Eu quero tal coisa!”. Mas ele não sabe o que ele precisa. Ele está ouvindo tanto aquilo que ele chega e fala assim: “Oh, eu quero um orçamento disso!”. A nossa postura, enquanto conscientes, é fazer uma reunião para entendermos efetivamente em que momento está o seu negócio e assim a gente pode te ajudar a tomar as melhores decisões.
E aí quando a gente vai conversar com esse empresário, e as perguntas que fazemos é:
Quantos clientes você tem? Você tem o contato desses clientes? Você tem a base, qual é o nome, telefone, e-mail. Você sabe que produto ele comprou, quantas vezes ele comprou de você? Qual que é o ticket médio?
Acredite, tem pessoas que já na segunda pergunta diz que não tem nada, e responde: “Eu simplesmente compro, vendo, não salvo o contato de ninguém. Eu não tenho contato de nenhum cliente.”
Então, a gente não entra só com marketing, a gente entra no processo estratégico na geração de oportunidades de negócios, conseguiu compreender?
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JoB Marketing Estratégico: Sua parceira na geração de oportunidades de negócios e planejamento estratégico
Para transformar sua presença digital em um motor de geração de leads e oportunidades de negócios, é essencial contar com um plano estratégico bem estruturado. Na JoB Marketing Estratégico, oferecemos a expertise necessária para alinhar suas estratégias de marketing e vendas, garantindo resultados tangíveis e duradouros para o seu negócio.
Agora que você chegou até aqui, saiba que estamos prontos para ajudar sua empresa a desenvolver e executar planos que não apenas atendam às suas necessidades, mas também preparar você para o futuro. Você quer saber mais? Invista na expertise da JoB e potencialize seus rendimentos com estratégias que fazem a diferença. Entre em contato hoje mesmo e veja como podemos alavancar seu empreendimento e tornar seu negócio nosso novo case de sucesso.

Empresário, palestrante, mentor e psicólogo. Formado em Relações Públicas e Psicologia, acumulou 15 anos de experiência em mudanças e inovações no marketing. Fundador e CEO da ComCiência — Agência de Marketing em Londrina, lidera a entrega de estratégias científicas e holísticas que impulsionam empresas rumo ao futuro.