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A internet e as redes sociais estão repletas de pessoas dando dicas a respeito de estratégias corporativa, em troca de engajamento, visualizações, curtidas e seguidores. No entanto, é preciso estar atento, pois nem sempre esses hacks  são o suficientes e eficazes, capazes de realmente agregar algo para o seu negócio. Muitas empresas e empresários acabam se embrenhando nesse emaranhado de informações soltas e ficam perdidos sobre o que de fato devem fazer para ter mais resultados com marketing.

O grande problema é que essas dicas são, na maior parte das vezes, apenas táticas que, se não estiverem embasadas por uma estratégia de marketing e uma estratégia corporativa, não fazem o menor sentido.

Continue a leitura, e entenda o caminho certo, através da nossa experiência — uma agência de marketing especialista nesta área —  para ter uma estratégia coerente e eficaz no seu negócio.

O que é Estratégia Corporativa e qual sua relação com o Marketing?

De forma geral, o Planejamento Estratégico de uma empresa define quais são a missão, visão, valores e objetivos globais da organização. Dentro desse planejamento são definidas também três estratégias distintas:

  1.     Estratégia Corporativa – a estratégia geral da empresa, que irá determinar o caminho a ser seguido por todos os setores e unidades de negócio, se houver. Aqui são definidos quais serviços e/ou produtos serão ofertados pela empresa; quem é o público-alvo ideal; é feita análise interna, de mercado e concorrentes; define-se como será a distribuição de recursos financeiros e humanos, entre outros.
  1.     Estratégia de Negócios ou Estratégia Competitiva – define como cada unidade de negócio – ou a empresa em si, caso não possua outras unidades – irá se posicionar e se diferenciar dos concorrentes no mercado, se por menor custo, diferenciação ou enfoque. Essa decisão é fundamental e é o que irá nortear a próxima estratégia, chamada de Funcional.
  1.     Estratégia Funcional ou Estratégia de Operações – irá definir como que a estratégia corporativa e estratégia de negócios serão colocadas em prática em todos os setores da empresa, como Recursos Humanos, Produção, Finanças, Marketing, entre outros. Ou seja, é preciso que haja coerência entre as atividades de cada departamento com o plano geral da empresa.

Por isso, o plano de Marketing deve ser construído sob a ótica da estratégia corporativa e de negócios, como um desdobramento dessas. Não é possível enxergar o Marketing como um ator isolado dos demais departamentos. Toda organização trabalha em conjunto para atingir os objetivos estratégicos traçados pela direção.


Tendências-do-Marketing-2023

Como criar uma estratégia corporativa de Marketing

Tendo em vista quais são os objetivos gerais da organização, é hora de criar o plano estratégico de Marketing, alinhado à estratégia corporativa. Um bom planejamento de Marketing deve contemplar:

  1.     Objetivos de Marketing
  2.     Público-alvo e persona
  3.     Posicionamento da marca
  4.     Estratégias e canais
  5.     Indicadores de resultados

Vamos entender melhor cada um deles.

1. Objetivos de Marketing

Cada empresa deve definir os objetivos a serem alcançados com o trabalho de Marketing. Alguns exemplos são:

  •       Aumentar o número de leads qualificados e oportunidades para time de vendas
  •       Construir autoridade em determinado assunto ou segmento
  •       Desenvolver ou reforçar o posicionamento de marca
  •       Fidelizar clientes
  •       Educar o mercado
  •       Engajar e se relacionar com potenciais clientes
  •       Aumentar o número de vendas diretas (ex. lojas virtuais)
  •       Aumentar a visibilidade de marcas ou produtos

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2. Público-alvo e persona

Uma das etapas mais importantes de uma estratégia corporativa de marketing é entender a fundo seu público-alvo e traçar as personas do seu negócio.

Além de saber com precisão dados como sexo, idade, localização, é preciso compreender a jornada de compra de cada persona, bem como seus hábitos de mídia e consumo. Somente após esses dados é possível passar para as próximas etapas do planejamento de marketing.

Estratégia corporativa

3. Posicionamento de marca

Agora que você sabe exatamente com quem sua empresa irá se comunicar, é hora de definir como sua marca será posicionada na mente do consumidor. Desde o branding da marca até o tom de voz, tudo deve ser planejado em consonância com a estratégia corporativa. Ou seja, não adianta criar um posicionamento de marca que vá contra os objetivos gerais do negócio. Tudo deve convergir para o mesmo rumo.

4. Estratégias e canais

O próximo passo é definir as estratégias e canais que serão utilizados. Entre as estratégias mais comuns temos:

A partir da definição das estratégias, são escolhidos os canais. Dentre vários, os principais são:

  •       Google
  •       YouTube
  •       Blog
  •       E-mail
  •       Redes Sociais (Instagram, TikTok, Facebook etc.)
  •       Site
  •       Whatsapp


Planejamento-Estratégico-para-Redes-Sociais

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5. Indicadores de Resultado

A última etapa é saber quais indicadores usar para mensurar se os resultados estão sendo alcançados.

Em metas relacionadas à geração de leads ou vendas, é possível mensurar o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), ROI (Retorno sobre Investimento), ROAS (Retorno sobre Investimento em Publicidade) e LTV (receita média gerada por cada cliente).

Já em objetivos que envolvam engajamento, fidelização e visibilidade, podem ser usadas métricas como taxa de engajamento, taxa de visualização, CPC (custo por clique), taxa de abertura de e-mails, entre outros.

Quer entender melhor essa sopa de letrinhas? Tem um artigo completo aqui no blog sobre isso – KPIs: entenda as métricas de marketing para acompanhá-las.

O que são os KPIs?

Conte com especialistas em Marketing para te ajudar nessa missão

Como vimos, desenvolver uma estratégia de Marketing aliada à Estratégia Corporativa é muito mais coerente e eficiente do que apenas ações isoladas feitas sem embasamento. Contudo, essa é uma tarefa que exige muita dedicação e conhecimento.

Se você se sente perdido na tarefa de definir o caminho a ser traçado, a Consultoria de Marketing Estratégico da JOB pode te ajudar a encurtar o caminho e chegar mais rápido aos resultados pretendidos.

Nós iremos fazer um diagnóstico completo da sua empresa, entender os objetivos propostos na estratégia corporativa e definir os objetivos e estratégias de marketing que trarão os melhores resultados para o seu negócio.

Somos especialistas em Marketing Digital e já ajudamos várias empresas dos mais diversos segmentos a alcançar seus objetivos corporativos e de marketing.

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