A internet e as redes sociais estão repletas de pessoas dando dicas a respeito de estratégias corporativa, em troca de engajamento, visualizações, curtidas e seguidores. No entanto, é preciso estar atento, pois nem sempre esses hacks são o suficientes e eficazes, capazes de realmente agregar algo para o seu negócio. Muitas empresas e empresários acabam se embrenhando nesse emaranhado de informações soltas e ficam perdidos sobre o que de fato devem fazer para ter mais resultados com marketing.
O grande problema é que essas dicas são, na maior parte das vezes, apenas táticas que, se não estiverem embasadas por uma estratégia de marketing e uma estratégia corporativa, não fazem o menor sentido.
Continue a leitura, e entenda o caminho certo, através da nossa experiência — uma agência de marketing especialista nesta área — para ter uma estratégia coerente e eficaz no seu negócio.
O que é Estratégia Corporativa e qual sua relação com o Marketing?
De forma geral, o Planejamento Estratégico de uma empresa define quais são a missão, visão, valores e objetivos globais da organização. Dentro desse planejamento são definidas também três estratégias distintas:
- Estratégia Corporativa – a estratégia geral da empresa, que irá determinar o caminho a ser seguido por todos os setores e unidades de negócio, se houver. Aqui são definidos quais serviços e/ou produtos serão ofertados pela empresa; quem é o público-alvo ideal; é feita análise interna, de mercado e concorrentes; define-se como será a distribuição de recursos financeiros e humanos, entre outros.
- Estratégia de Negócios ou Estratégia Competitiva – define como cada unidade de negócio – ou a empresa em si, caso não possua outras unidades – irá se posicionar e se diferenciar dos concorrentes no mercado, se por menor custo, diferenciação ou enfoque. Essa decisão é fundamental e é o que irá nortear a próxima estratégia, chamada de Funcional.
- Estratégia Funcional ou Estratégia de Operações – irá definir como que a estratégia corporativa e estratégia de negócios serão colocadas em prática em todos os setores da empresa, como Recursos Humanos, Produção, Finanças, Marketing, entre outros. Ou seja, é preciso que haja coerência entre as atividades de cada departamento com o plano geral da empresa.
Por isso, o plano de Marketing deve ser construído sob a ótica da estratégia corporativa e de negócios, como um desdobramento dessas. Não é possível enxergar o Marketing como um ator isolado dos demais departamentos. Toda organização trabalha em conjunto para atingir os objetivos estratégicos traçados pela direção.
Como criar uma estratégia corporativa de Marketing
Tendo em vista quais são os objetivos gerais da organização, é hora de criar o plano estratégico de Marketing, alinhado à estratégia corporativa. Um bom planejamento de Marketing deve contemplar:
- Objetivos de Marketing
- Público-alvo e persona
- Posicionamento da marca
- Estratégias e canais
- Indicadores de resultados
Vamos entender melhor cada um deles.
1. Objetivos de Marketing
Cada empresa deve definir os objetivos a serem alcançados com o trabalho de Marketing. Alguns exemplos são:
- Aumentar o número de leads qualificados e oportunidades para time de vendas
- Construir autoridade em determinado assunto ou segmento
- Desenvolver ou reforçar o posicionamento de marca
- Fidelizar clientes
- Educar o mercado
- Engajar e se relacionar com potenciais clientes
- Aumentar o número de vendas diretas (ex. lojas virtuais)
- Aumentar a visibilidade de marcas ou produtos
Veja nosso case: Como ajudamos a Tropical Derm a aumentar as vendas 141% e 18 mil seguidores em 4 meses
2. Público-alvo e persona
Uma das etapas mais importantes de uma estratégia corporativa de marketing é entender a fundo seu público-alvo e traçar as personas do seu negócio.
Além de saber com precisão dados como sexo, idade, localização, é preciso compreender a jornada de compra de cada persona, bem como seus hábitos de mídia e consumo. Somente após esses dados é possível passar para as próximas etapas do planejamento de marketing.
3. Posicionamento de marca
Agora que você sabe exatamente com quem sua empresa irá se comunicar, é hora de definir como sua marca será posicionada na mente do consumidor. Desde o branding da marca até o tom de voz, tudo deve ser planejado em consonância com a estratégia corporativa. Ou seja, não adianta criar um posicionamento de marca que vá contra os objetivos gerais do negócio. Tudo deve convergir para o mesmo rumo.
4. Estratégias e canais
O próximo passo é definir as estratégias e canais que serão utilizados. Entre as estratégias mais comuns temos:
- Inbound Marketing
- Marketing de Conteúdo
- SEO
- Tráfego Pago
- Marketing de Influência
- Redes Sociais (Instagram, Facebook, TikTok etc.)
- Marketing de Relacionamento
- Automação de Marketing
A partir da definição das estratégias, são escolhidos os canais. Dentre vários, os principais são:
Confira nosso case: Como posicionamos a Value Group no digital e ultrapassamos a meta de oportunidades para consultoria empresarial
5. Indicadores de Resultado
A última etapa é saber quais indicadores usar para mensurar se os resultados estão sendo alcançados.
Em metas relacionadas à geração de leads ou vendas, é possível mensurar o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), ROI (Retorno sobre Investimento), ROAS (Retorno sobre Investimento em Publicidade) e LTV (receita média gerada por cada cliente).
Já em objetivos que envolvam engajamento, fidelização e visibilidade, podem ser usadas métricas como taxa de engajamento, taxa de visualização, CPC (custo por clique), taxa de abertura de e-mails, entre outros.
Quer entender melhor essa sopa de letrinhas? Tem um artigo completo aqui no blog sobre isso – KPIs: entenda as métricas de marketing para acompanhá-las.
Conte com especialistas em Marketing para te ajudar nessa missão
Como vimos, desenvolver uma estratégia de Marketing aliada à Estratégia Corporativa é muito mais coerente e eficiente do que apenas ações isoladas feitas sem embasamento. Contudo, essa é uma tarefa que exige muita dedicação e conhecimento.
Se você se sente perdido na tarefa de definir o caminho a ser traçado, a Consultoria de Marketing Estratégico da JOB pode te ajudar a encurtar o caminho e chegar mais rápido aos resultados pretendidos.
Nós iremos fazer um diagnóstico completo da sua empresa, entender os objetivos propostos na estratégia corporativa e definir os objetivos e estratégias de marketing que trarão os melhores resultados para o seu negócio.
Somos especialistas em Marketing Digital e já ajudamos várias empresas dos mais diversos segmentos a alcançar seus objetivos corporativos e de marketing.
Confira nossos cases de sucesso e agende uma reunião conosco agora mesmo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus eu dictum velit. Vestibulum in bibendum felis, maximus tristique libero. Integer vitae suscipit quam. Nunc ut varius libero.