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Se nos anos 90 o blog era associado a sites mais antigos, quase como um diário digital, os anos 2000 impulsionaram o blog como uma ferramenta de marketing de conteúdo e, quando bem utilizado, pode trazer excelentes resultados para sua empresa.

E não se deixe enganar pela “idade” do blog, pois ele ainda é muito eficiente. Em pesquisa feita pela Hubspot em 2022, 56% dos profissionais de marketing que utilizam blogs afirmaram ser eficaz e 10% disseram que é o tipo de conteúdo que gera mais ROI (Retorno sobre Investimento).

Além do texto, os blogs atuais permitem inserir áudio, vídeo e imagens, sendo praticamente uma biblioteca digital, melhorando seu posicionamento no Google, aumentando a visibilidade e atraindo organicamente potenciais clientes.

Além disso, transmitir confiança e conhecimento sobre determinado assunto faz com que você seja referência dentro do seu segmento e saia na frente da concorrência, se destacando como autoridade.

Portanto, se ainda tem dúvidas se vale a pena a criação de um blog, ou não sabe como gerenciar o seu de maneira estratégica, nós da JoB preparamos esse conteúdo especial para você. Confira!

Qual a diferença entre blog e site?

Vamos supor que sua empresa já tenha um site com todas as informações vitais, serviços, áreas de contatos e outras informações. Só isso já não é o suficiente? Não necessariamente.

Em um primeiro momento, blog e site podem parecer bastantes similares, e até podem se encontrar no mesmo endereço virtual, mas eles têm suas diferenças.

O site visa reunir todas as informações institucionais de uma empresa, além das funcionalidades segundo as características do negócio, como venda e descrição de produtos, em casos de e-commerce.

Com isso, deve ser apresentado quem é a empresa, serviços, missão, visão, valores, contato e outros pontos. Veja o site como o cartão de visitas digital do seu negócio.

Por outro lado, o blog tem outra proposta, e serve como estratégia para compartilhar conteúdos sobre determinados temas. Nem sempre um texto falará sobre seu produto especificamente, mas sobre o assunto que seu negócio opera.

E lembre-se, quando o blog é vinculado ao site, tem conteúdo qualificado e relevante e vai recebendo mais acessos, você acaba trazendo maior visibilidade de modo geral. Não é blog versus website, é blog mais website, juntos como estratégia de marketing.

Blog para empresas: vale a pena ter um?

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Como usar o blog de forma estratégica no seu marketing?

Normalmente, o blog é usado como estratégia principal do Inbound Marketing, que busca atrair potenciais clientes por meio da produção de conteúdo de valor, ou seja, textos que abordem assuntos relacionados ao seu negócio e que respondam às principais dores ou dúvidas do seu cliente ou potencial cliente.

Ao contrário da estratégia de Outbound Marketing que utiliza anúncios para chegar até o potencial cliente, no Inbound é o cliente que vem até a sua empresa.

Essa estratégia ganhou força nos últimos anos por ser uma forma pouco invasiva de marketing e que tem se mostrado mais efetiva e econômica a médio e longo prazo, pois cria um relacionamento com o cliente, e isso faz toda diferença no momento de decisão de compra.

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5 vantagens de ter um blog

1. Seja referência na sua área

Ao publicar conteúdos de qualidade com frequência, seu potencial cliente passa a ver a sua marca como a grande referência naquele assunto.

2. Seja encontrado no Google de forma orgânica

Usando estratégias de SEO é possível ranquear seu blog no Google, aumentando a visibilidade da sua empresa.

3. Se relacione e aprenda com sua audiência

Ter um blog abre a oportunidade de interação e comunicação com as pessoas, sendo um fator predominante no universo atual e ajudando a entender cada vez mais sua persona

4. Crie um funil de vendas com envios de newsletter

O blog permite oferecer gratuitamente materiais ricos, como infográficos, ebooks, entre outros, em troca de dados do visitante, como nome e e-mail. Com esses dados, é possível ativar uma estratégia de relacionamento por e-mail, enviando newsletters com conteúdos que conduzirão seu lead pelo funil de vendas, aumentando as conversões do seu negócio.

5. Ative o gatilho de reciprocidade

Um poderoso gatilho mental usado no marketing é o da reciprocidade, em que, ao nos sentirmos ajudados por alguém, nos motivamos a retribuir. No caso das marcas, essa retribuição tende a ser em forma de admiração, fidelização e, claro, vendas.

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Blog para empresas: vale a pena ter um?

Quer garantir um blog de sucesso? Conte com a JoB!

É muito comum empresas que não tem relação com tecnologia, ou até as que tem, ficarem perdidas na hora de criar um blog e começar a sua comunicação digital de forma mais direta e estratégica. E é por isso que a JoB oferece consultoria e todo o apoio na hora de desenvolver seu planejamento em marketing.

Portanto, entre em contato conosco e vamos definir juntos como criar seu blog, como isso irá ajudar na sua estratégia de comunicação, a importância da implementação correta de alguns artifícios como SEO e otimização de palavras para ser destaque nas páginas de pesquisa, conversão de leads, tipos de posts e outros tópicos.

Dê esse primeiro passo e seja um case de sucesso digital da JoB.

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