Atualizado em: 23/06/2024
O sonho de toda empresa, é estar nas primeiras posições nos mecanismos de busca, como o Google, Youtube e Bing, por exemplo. Porque afinal de contas, todo mundo faz uma pesquisa hoje! E o especialista em SEO é o grande responsável por isso.
Aparecer nas primeiras páginas da lista de pesquisa organicamente, é uma enorme vantagem. É nela que são apresentados os links mais bem qualificados pelos bots e algoritmos, além de ser a página onde a maioria dos cliques. Dos 90% das pesquisas na web no mundo, acontece no Google.
Aliás, você sabia que menos de 15% dos usuários — ao buscar por um produto ou serviço — acessam a segunda página do Google? Esse dado é extremamente relevante, considerando especialmente o impacto que pode ter para a visibilidade da sua marca caso ela não esteja entre os primeiros resultados.
Ou seja, se sua empresa não está entre as 10 primeiras colocações, onde 75% das pessoas clicam, sua chance de atrair visitantes diminui drasticamente. Só no Brasil, ele é o buscador escolhido por 99% das pessoas, tendo mais de 4,5 bilhões de visitas mensais. Por isso, investir em SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para garantir que seu site alcance uma posição de destaque e seja facilmente encontrado pelo seu público-alvo.
Os resultados orgânicos acabam, em muitos casos, sendo mais rentáveis e consistentes. Porque melhoram a visibilidade do seu site, geram leads qualificados e aumentam sua autoridade e popularidade na internet. Por isso neste artigo vamos adentrar mais fundo sobre as estratégias de SEO, explicar, exemplificar e dar dicas de como o tráfego orgânico funciona para poder aplicar no seu negócio, mas também mostrar a você sobre a importância de ter uma agência especialista em SEO ao seu lado.
Com intuito de servir como um guia básico para melhores práticas de SEO, neste conteúdo você encontrará:
- O que é um especialista em SEO?
- O que é SEO e por que essa estratégia é importante?
- Saiba melhor sobre os mecanismos de pesquisas
- Fundamentos de uma boa estratégia de tráfego orgânico
- Como as diretrizes de pesquisas podem afetar seu site
- Descubra por que um conteúdo não ranqueia
- O que é um serviço de otimização de site
- Confira diferentes área do SEO para aplicar em seu negócio
- Impacto da Inteligência Artificial no SEO
- Conteúdos de alta e baixa qualidade
- Como criar um conteúdo relevante e atrativo
- Escrevendo um conteúdo de alta qualidade
- O que é uma Consultoria de SEO
- Consultoria de SEO em Londrina e região
- Cases de sucesso em tráfego orgânico
- Agência especialista em SEO de Londrina e além
O que é um especialista em SEO?
Antes de adentrarmos a fundo no Search Engine Optimization, um especialista em SEO é o responsável por planejar, implementar e monitorar estratégias a fim de melhorar o posicionamento de um site garantindo um volume maior de tráfego orgânico para a marca Implicando diretamente no lucro e despesas da empresa, bem como na autoridade e popularidade da marca na internet.
No entanto, é preciso saber aplicar as melhores práticas de SEO, para que um website conquiste as primeiras posições. Pois, os resultados têm se mostrado cada vez mais robustos, com respostas às perguntas mais buscadas e mostrando questões relacionadas, dando prioridade aos resultados locais, e incluindo vídeos para auxiliar na dúvida do usuário. Sem contar as atualizações constantes do algorítimos e a implementação das IA’s nos mecanismos de busca. Um especialista em SEO utiliza de várias técnicas para otimizar um site a fim de que uma marca seja encontrada na internet e logo mais falaremos sobre algumas das técnicas utilizadas nesse serviço.
Atenção: Sintomas de que é hora de resgatar os Serviços de Marketing Digital da empresa
O que é SEO e por que é importante?
É a sigla para Search Engine Optimization, traduzindo para o português ela quer dizer Otimização para Mecanismos de Busca. São apenas três letrinhas, mas com muito poder.
SEO, de uma forma bem sucinta é um conjunto de ações que quando bem definidas e otimizadas, facilitam o aumento da autoridade e visibilidade de um site, melhorando o desempenho em tráfego orgânico, visualizações, número de cliques, sessões engajadas, tempo de engajamento, conversões, entre outras, assim como principalmente a posição nas primeiras páginas de pesquisas das plataformas de busca, como o Google, Bing e YouTube.
Contudo, há muito mais assuntos e métodos envolvidos, para que seu site seja um destaque nas pesquisas, influenciando no seu posicionamento online e inclusive no faturamento da sua empresa.
Essa estratégia de marketing digital é importante, pois, quanto melhor classificação obter, menos gastos haverá para sua empresa ter uma presença online forte, assim, consequentemente mais conhecido seu negócio será, mais clientes, vendas e lucro terá. Afinal, quando falamos de tráfego orgânico, diferente do tráfego pago, significa uma aquisição de tráfego totalmente gratuito. Com tantos gastos que sua empresa pode ter, acredito que toda economia é bem-vinda, certo?
Fique tranquilo, nós vamos discorrer mais detalhadamente sobre tudo o que envolve esse assunto, para que você possa compreender melhor, e para servir de direcionamento para conquistar um bom posicionamento e economizar seu dinheiro!
Leia depois: Saiba por onde começar a transformar seu negócio através do Diagnóstico de Marketing
Como funcionam os mecanismos de pesquisa?
Mesmo que algumas atividades demandem uma otimização para o buscador, respeitando suas diretrizes e aplicando as melhores práticas. Todo buscador é focado no usuário! Por isso, é preciso equilibrar as ações, pensando se é benéfica para o usuário e para os mecanismos de pesquisa.
Os algoritmos das plataformas de pesquisa são complexos na hora de atuar na classificação e organização de algum conteúdo, pois há uma ampla ordem de fatores que o faz determinar o ranqueamento da sua página.
Resumidamente, as plataformas fazem uma leitura de todo o conteúdo na rede e estruturam essas informações nos mecanismos de pesquisa. Tendo como objetivo satisfazer e entregar o melhor para o usuário conforme a busca que o mesmo levantou.
É por meio das palavras-chave (também conhecidas como Keywords) contidas em conteúdos, copys, imagens e até mesmo na estrutura de um site que fazem sentido para sua área de atuação e então implicam no encontro e na classificação do seu negócio.
Dessa forma é importante também levar em consideração como seu público pensa, e realiza a pesquisa por algo de seu interesse. Mas tenha em mente que apenas usar das palavras-chave não é o suficiente.
O Google, por exemplo, segue “basicamente” três processos que são eles:
- Rastrear: são usados bots para buscar na web novas páginas ou páginas atualizadas. E para que sua página seja “selecionada”, ter links direcionado a ela é um ponto importante, pois quanto mais links tiver, mais fácil será para a plataforma lhe achar.
- Indexar: há uma verificação nas URLs pelos algoritmos, onde avaliam se o conteúdo, imagens e demais mídias são relevantes para pesquisa conforme a palavra ou frase que o usuário está buscando.
- Exibir: só então, após esses processos, que é determinado quais páginas tem melhor confiabilidade e qualidade para aparecer ao usuário nas primeiras posições de busca.
Parece complexo, e realmente é, por isso, é preciso ter uma estratégia bem definida em relação ao seu negócio com o especialista em SEO, só assim e após aplicar as melhores práticas de otimização de site você vencerá sua concorrência. Contudo, estamos aqui para tentar explicar de forma simples como cada etapa e assunto funciona.
Pra você ler depois: KPIs: entenda as métricas de marketing para acompanhá-las
Quais são os fundamentos de uma ótima estratégia de SEO?
A estratégia de SEO, consiste em aumentar sua autoridade e visibilidade online bem como melhorar a experiência do usuário, e para isso acontecer, há alguns princípios que precisam de atenção na hora de definir e aplicar algum plano de SEO, podemos dizer que os principais são:
- Propósito: para criar conteúdo eficaz, é fundamental conhecer e entender as necessidades e problemas do seu público. Pergunte-se se o seu material realmente responde às principais dúvidas e dores dessas pessoas.
- Relevância: o conteúdo deve ser simples, direto e pertinente à pesquisa do usuário. Os algoritmos são capazes de avaliar a relevância do seu material e classificá-lo com base na intenção de busca do internauta.
- Qualidade: a qualidade do conteúdo é medida pela clareza e organização do texto, bem como pelo uso adequado de mídias e títulos. Este é um fator crucial de classificação considerado pelos algoritmos.
Ter esses conceitos claros, é importante na hora de montar a estratégia, pois ajudará na escolha do melhor direcionamento para um conteúdo assertivo. O SEO, é o trabalho de driblar a concorrência e fazer com que os mecanismos das plataformas de buscas recomendem seu site, o indicando como o melhor, o mais confiável e relevante para a pesquisa.
Veja também: Marketing para Médicos e o case do Dr. Sammyr Abrão
O que são as diretrizes de pesquisa e como elas afetam seu site?
As diretrizes de pesquisa são práticas recomendadas pelas plataformas para ajudar seu site a aparecer nas pesquisas. Se não for seguido, pode resultar em uma página ou site sendo ignorado nos resultados, portanto, é preciso ficar de olho.
O Google, por exemplo, uma das maiores e a principal plataforma de pesquisa do mundo, utiliza de dois acrônimos para verificar um site, sendo elas:
EEAT sigla para “Experience, Expertise, Authoritativeness, and Trustworthiness”, traduzindo seria Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade.
Até dezembro de 2022, sua diretriz era baseada apenas no EAT (Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness), sem a “Experience”. Agora, com a inclusão de um E de Experiência (E-E-A-T), isso significa que o conteúdo deve também demonstrar experiência prática, como o uso real de um produto ou a comunicação de experiências pessoais. Essa atualização nas diretrizes ajuda a captar melhor as nuances da busca por informações, indo de encontro com a importância da originalidade e utilidade do conteúdo.
Já o YMYL (Your Money or Your Life – Seu Dinheiro ou Sua Vida) é basicamente a avaliação de páginas que afetam a felicidade, a saúde, a estabilidade financeira ou a segurança de uma pessoa, sendo um conceito essencial na avaliação de qualidade.
Apesar de EEAT (ou “Double E-A-T) e YMYL não ser um fator que impacta diretamente no ranqueamento, estar consciente desse aspecto é importante para o SEO, pois pode ajudá-lo a criar um conteúdo ainda melhor. O Google utiliza esses adjetivos para avaliar os níveis das páginas, do autor, do site e claro do conteúdo, a fim de mostrar a melhor opção ao usuário. Confira as diretrizes do Google na íntegra, clique aqui.
Um excelente conteúdo para você: Construção de autoridade digital para empresas e empresários
Por que seu conteúdo não ranqueia tão bem quanto você gostaria?
Há muitas queixas do tipo: “Meu site não aparece no Google”; “Meu conteúdo não está recebendo tráfego”; “Meu site está perdendo posições no ranking”; “Não consigo competir com grandes sites nos resultados de pesquisa” e por aí vai. Pois bem, pode haver diversos motivos para que seu ranqueamento não esteja tão bem qualificado quanto gostaria.
Acontece uma varredura na internet a todo instante, onde bots coletam informações sobre as páginas, e ao analisar, classificam com base em diversos fatores. Determinando assim o seu posicionamento na SERP (chamada de Search Engine Results Page), que é a lista de resultados das pesquisas feitas na Internet.
Na lista de resultados, para qualquer pesquisa que ocorra, é apresentado primeiramente os anúncios, que são resultados pagos e então os resultados orgânicos.
Contudo, são diversos motivos que um conteúdo ou um site não aparece no Google. Isso pode ocorrer por uma má construção na estrutura da arquitetura de um site, palavras inadequadas ou não qualificadas para seu público-alvo, User Experience (UX) ruim e até as atualizações constantes do mecanismo de busca, etc. Agora, para ter a certeza do motivo, só um diagnóstico adequado conseguirá apontar o que houve.
Há também algumas punições que as plataformas podem aplicar no momento da análise de um site. O Google, por exemplo, pode afetar seu posicionamento, tais penalidades podem ser ocasionadas por uma má prática no uso do SEO, o que chamamos de black-hat.
O black-hat SEO, é uma estratégia utilizada por pessoas da área do marketing que usam com objetivo de conquistar uma classificação melhor nas páginas de busca de forma rápida, porém de uma maneira antiética.
Dado isso, evite práticas como esquemas de links (compra ou venda de links, publicação repetida de artigos em vários sites com links para o seu, ou uso de programas automáticos para criar links). Também não utilize texto e links ocultos (como texto branco sobre fundo branco, texto escondido atrás de imagens ou usando CSS para esconder texto, ou configurar fontes com tamanho zero). Cuidado com o excesso de palavras-chave nos textos e páginas de entrada e nunca, NUNCA copie e cole um conteúdo.
Esses são alguns truques utilizados por uma agência com uma ética questionável e que não se deve fazer de forma alguma. Entendendo isso, evitamos uma punição desses mecanismos de busca, pois os algoritmos são capazes de perceber quando algo não está certo. Ao compartilharmos isso, você se torna consciente do que pode acontecer com o SEO do seu negócio. É claro que isso pode não acontecer com você, mas que sirva como um alerta.
Como comentamos, são uma série de fatores que influenciam o ranqueamento ou um site. Ao perceber que está ocorrendo uma queda, o importante é agir rapidamente. Contratar uma agência especializada e de confiança pode ser o seu melhor investimento!
Saiba mais em: Por que meu site não aparece nos resultados de pesquisa do Google?
Serviço de otimização de sites
A otimização de sites refere-se à utilização de diversas técnicas de SEO para posicionar seu site nas melhores posições das páginas de pesquisa. Este processo inclui a melhoria da arquitetura do site, ou seja, a organização de sites e páginas, garantindo que os motores de busca possam rastrear e indexar o conteúdo com facilidade. Além disso, a otimização está diretamente ligada à experiência do usuário (UX) e à produção de conteúdo de alta qualidade e relevância.
Um site otimizado não só facilita a navegação, mas também oferece uma experiência agradável ao usuário, incentivando-os a passar mais tempo na página. Conteúdos bem estruturados, informativos e valiosos aumentam o engajamento, reduzindo a taxa de rejeição e promovendo interações mais profundas, como compartilhamentos e comentários.
A otimização de sites abrange a velocidade de carregamento, compatibilidade com dispositivos móveis, e a utilização de palavras-chave estratégicas. Esses fatores são cruciais para garantir que seu site não apenas atraia visitantes, mas também os mantenha, influenciando positivamente o ranqueamento nos motores de busca. Investir na otimização de sites é fundamental para aumentar a visibilidade online, atrair tráfego qualificado e alcançar melhores resultados de negócios.
As diferentes áreas do serviço de SEO
Apesar de ser um assunto complexo, é indispensável conhecê-lo. Ao se tratar do Search Engine Optimization é preciso saber quais frentes melhor se encaixa nas suas necessidades e quais precisam de mais atenção, para isso, falaremos das principais áreas de forma rápida e simples, sendo elas:
SEO Técnico
Ligado a estrutura do seu site e a usabilidade, é a otimização técnica a respeito do site. Fazendo com que o conteúdo seja encontrado facilmente pelas plataformas de busca e indexando corretamente.
A prática de um bom SEO técnico envolve:
- Velocidade da página: o quão rápido é o carregamento, pois há uma identificação no tempo gasto, o que consequentemente afeta na experiência do usuário.
- Mobile: ter um conteúdo responsivo também é importante, o Google tem preferido ultimamente apresentar primeiras páginas que tem sua otimização para mobile bem estruturadas, por exemplo.
- Experiência do usuário: relacionado tanto ao design quanto a usabilidade, além da utilidade, a segurança e a acessibilidade são princípios que as plataformas consideram ao analisar seu site.
- Estrutura do site: a análise e melhoraria da arquitetura do site para facilitar a navegação e rastreamento, fazem parte do SEO técnico.
- Sitemaps e arquivos robots.txt: criar e otimizar esses arquivos para ajudar os motores de busca a entenderem a estrutura do site também fazem parte do processo.
Contudo, além dessas práticas, é preciso ficar atento aos links quebrados, códigos, conteúdos duplicados, erros de redirecionamento e outros detalhes que afetarão o desempenho do site.
SEO On Page
Refere-se à otimização do conteúdo e dos elementos visíveis na página para torná-los mais relevantes e atraentes para os motores de busca e usuários. É a estratégia comum trabalhada por um especialista em SEO, onde usamos técnicas e aplicamos em textos, imagens e códigos, por exemplo.
Uma boa prática de SEO on-page envolve:
- Palavras-chave: as plataformas de busca tentam entender cada processo de busca de forma individual e tentam mostrar resultados orgânicos diferenciados. Por isso é preciso entender, pesquisar e estudar as melhores palavras-chave para o seu negócio a fim de utilizá-las em seus conteúdos, como títulos, textos e até em imagens.
- Conteúdo: com as palavras-chave selecionadas, partimos para a criação de conteúdo, onde utilizamos delas para abordar e escrever sobre um assunto. Com intuito de sanar a dor do seu público, respondendo suas questões no momento de uma pesquisa. Porém, não basta utilizar as palavras certas se o conteúdo não for de qualidade, os mecanismos de busca têm a capacidade de analisar tudo, como dissemos.
- Links internos: são links que de conteúdos já existentes em seu site ou blog que correlacionam entre os assuntos abordados. É importante linkar, pois é visto como um voto de credibilidade, além de, poder levar o usuário a visualizar outros conteúdos seus, criando ainda mais conexão com seu negócio.
De forma resumida, é por meio do SEO on-page, realizamos toda a estratégia de pesquisa e distribuição de palavras-chave. Isso e muito mais visa facilitar a compreensão do seu site e suas páginas para os buscadores.
SEO Off Page
SEO Off Page refere-se a todas as atividades realizadas fora do seu próprio site para melhorar a posição nos resultados dos motores de busca. O objetivo é aumentar a autoridade, relevância e confiança do seu site via ações externas.
Aqui estão os principais aspectos do SEO Off Page:
- Backlinks: conseguir links de qualidade de outros sites para o seu. Esses links atuam como votos de confiança, mostrando aos motores de busca que seu site é uma fonte confiável de informação.
- Guest Blogging: escrever artigos como convidado em blogs relevantes para obter links de volta para o seu site.
- Compartilhamento em Redes Sociais: promover o conteúdo nas redes sociais para aumentar a visibilidade e atrair links naturais.
- Comentários e Discussões: participar ativamente em fóruns, comunidades online e seções de comentários de blogs, contribuindo com informações úteis e, ocasionalmente, deixando links para o seu site quando relevante.
- Parcerias com Influenciadores: colaborar com influenciadores para promover seu conteúdo, produtos ou serviços, gerando links e aumentando a exposição.
- Obter Avaliações: incentivar clientes a deixarem avaliações positivas em sites de terceiros como Google My Business, Yelp, TripAdvisor, etc.
Essa técnica de SEO off page ajuda a dar mais credibilidade e autoridade, relacionado a popularidade do seu site.
SEO Local
É a prioridade em relação à localização geográfica, ou seja, é a otimização para que seu site apareça para o usuário conforme o local que pesquisou sobre determinado assunto, o famoso “perto de mim” do Google. Por exemplo, se você pesquisar “Agência de marketing digital perto de mim” ou “Serviços de SEO em Londrina perto de mim”, possível que a Job seja apresentada a você dependendo da distância entre nós.
Por isso, manter o endereço, horário de atendimento e outros dados atualizados, ajudará na hora de determinar a distância àquele usuário que realizou a pesquisa, porém, não acrescentou tantos detalhes. Além de selecionar corretamente a categoria e subcategorias que condiz com sua empresa. Isso trará uma proeminência para o seu negócio, ou seja, a quantidade de informação on-line ajudará a ter um SEO local bem-sucedido.
Todas as informações da sua empresa são constatadas no ranqueamento, isso favorece uma grande visibilidade na página de pesquisa. Clientes em potencial usam o perfil da empresa para consultar as principais informações e contato.
Investir na otimização no perfil da sua empresa no Google Meu Negócio, por exemplo, é investir na presença da sua marca, no relacionamento com o seu público e na experiência dele com a sua empresa. Quanto melhor a experiência, mais as plataformas de busca aprenderão sobre a relevância do seu site e melhor será para classificá-lo. Não se esqueça também da otimização em aplicativos de GPS, eles também fazem parte do SEO local.
Confira mais em: Marketing Digital para Negócios Locais: Estratégias sem gastar nem 1 real
Otimização nas redes sociais
Hoje, a presença nas redes sociais vai muito além de compartilhar fotos e atualizações diárias. Quando você otimiza seu conteúdo nas redes sociais, está essencialmente construindo caminhos para que as pessoas encontrem e interajam com seu negócio.
Apesar de algumas delas não fazerem parte dos fatores de ranqueamento de uma página, assim como no SEO tradicional, as palavras-chave desempenham um papel crucial nas redes sociais.
No Instagram, por exemplo, usar as palavras-chave certas em suas postagens ajuda a tornar seu conteúdo mais facilmente encontrável por quem está interessado no assunto. E não se esqueça, certifique-se de que sua biografia inclua palavras-chave relevantes e uma descrição clara do que você oferece. Adicione também links para seu site e outras plataformas importantes, isso na bio e nos stories. Isso fornece aos visitantes todas as informações necessárias para se conectarem com você.
Já o TikTok, por exemplo, não é mais uma rede social, e sim um super app. Foi-se o tempo que o TikTok era apenas usado para dancinhas, hoje, é considerada uma plataforma de busca não só para geração Z. E dito isso, até o Google está de olho no aplicativo mostrando vídeos na plataforma como respostas às perguntas dos usuários.
E isso ocorre por conta do SEO, como dito é possível aplicar algumas estratégias também nessa rede, como a utilização de Keywords, hashtags, títulos atraentes, conteúdo original e até mesmo o que é dito no vídeo, pode ser levado em consideração para mostrar o conteúdo.
Aliais, você sabe: Como escolher a palavra-chave certa para o seu negócio?
SEO e Inteligência Artificial: Será o fim do tráfego orgânico?
Que o uso de inteligência artificial (IA) como o ChatGPT é um fenômeno não há dúvidas. Com a capacidade de processar não apenas texto, mas também imagens, áudio e vídeo, a IA está redefinindo as interações digitais. No entanto, é no campo do Search Engine Optimization que o potencial da IA é questionável.
A IA, como o ChatGPT, pode responder a perguntas simples com eficiência, escrever um artigo inteiro se você pedir, contribuir especialmente na geração de ideias e inspirações, mas será que pode criar um conteúdo com as melhores práticas de SEO de forma eficaz? Depois do bum das inteligências artificiais, muitos copywritings, redatores, entre outras áreas, surgiram, você também notou?
O que fica claro para nós, quanto aos seus conteúdos e ao que sabemos, é que a sua qualidade, originalidade e a personalidade de um conteúdo feito por IA permanecem um desafio, já que elas foram alimentadas por informações existentes. E se você chegou até aqui, sabe que os mecanismos de busca não toleram cópias.
Por outro lado, inovações como o Gemini do Google prometem enriquecer os resultados de busca, mas também já aditando, um grande impacto vem aí, pois, com a IA do Google atendendo aos usuários, o resultado disso deve ser a redução das pesquisas e direcionamento do tráfego orgânico para os sites. Então se você está acostumado a ficar nas primeiras colocações e notar que está caindo de posição, é melhor se atualizar.
A IA pode acelerar a produção de conteúdo, mas a fácil identificação de textos gerados por IA, com a falta de profundidade e personalidade, são obstáculos real e as plataformas de busca estão atentas.
Mesmo com o Gemini entrando em cena e sendo incluído nas buscas do Google aos poucos, a importância do SEO e de conteúdos e sites otimizados não será deixada de lado. A grande questão é e será as experiências e expertise, destacando uma busca mais centrada no humano. Cada vez mais as pessoas querem conteúdo real e autentico, estamos vendo isso acontecer com os vídeos do TikTok, por exemplo, onde uma review de um produto é muito mais aceito do que uma publicidade paga, e não será diferente quanto a otimização.
Ainda temos um longo caminho pela frente, mas a verdade é que a IA não substitui a criatividade humana; ela serve como uma ferramenta para automatizar processos e auxiliar na criação de conteúdo. A chave para um futuro bem-sucedido no SEO é a colaboração entre humanos e IA, onde a tecnologia amplia as capacidades humanas sem perder a essência que apenas o toque humano pode proporcionar. Então, fica aqui mais um alerta, se seu conteúdo é gerado por inteligências artificiais, cuidado, pois provavelmente a conta chegará logo por aí.
Dúvida de muitos: Blog para empresas, vale a pena ter um?
Qual é a diferença entre conteúdo de alta qualidade e de baixa qualidade
Um conteúdo de alta qualidade é aquele conteúdo original, pensado para a sua persona, onde explica de uma forma simples, alguma dúvida que a tenha. Quando bem estruturado, após a varredura do algoritmo é ele quem aparecerá no tráfego orgânico, pois é o melhor conteúdo sobre determinado assunto.
Já o conteúdo de baixa qualidade, podemos dizer que são conteúdos irrelevantes, que não ajudam a sanar os problemas do seu público-alvo. Um tema , um design ruim, uma cópia, uma abordagem que não condiz com a linguagem do seu público, um título que não ajuda e afeta o engajamento, são exemplos de conteúdo de baixa qualidade.
Entenda também: Como o algoritmo de entrega de anúncios funciona
Como criar conteúdo relevante para atrair mais visitantes ao site
Um conteúdo de qualidade ajuda em diversos aspectos no posicionamento do seu negócio online. É preciso muita pesquisa, dedicação e um olhar atento, mas também técnico para criar um conteúdo, observando se o conteúdo escolhido é relevante para seu público.
Para começar a escrever sobre algo, é preciso ter em mente o que deseja abordar, qual o tema falar conforme a área do seu negócio. Realizar uma pesquisa de palavras-chave de fato relevantes para seu conteúdo, é a base de um conteúdo de qualidade. Avaliar o próprio site, também é um caminho. Verificar se há algo que atende a ideia do conteúdo em mente, é necessário, para que o assunto não seja duplicado
Às vezes, ocorrem alguns bloqueios criativos, por isso, usar das plataformas de buscas ao seu favor é interessante, então, fazer pesquisas a respeito do assunto, observar perguntas que estão sendo feitas e até buscar por plataformas de ideias, pode ajudar. O Google Trends é uma ferramenta que mostra termos mais buscados, e pode lhe ajudar a ter novas ideias de conteúdos, quando houver um bloqueio.
Ver como os concorrentes estão abordando determinado assunto, pode também ajudar na construção do conteúdo. O papel do SEO, é fazer com que sua empresa seja a vencedora se posicionando no melhor lugar das listas de pesquisas, superando seus concorrentes, por isso, conhecer o desempenho do outro sobre o tema pode ser também interessante, a fim de inspirar para criar um conteúdo ainda melhor.
Veja: Como posicionar seu site nos motores de busca através do blog e estratégia de SEO
Escrevendo, estruturando e publicando conteúdo de alta qualidade
Com o estudo feito, chegou a hora de escrever. Após filtrar, analisar, levantar dados e informações, ficará mais fácil de escrever. Contudo, é preciso lembrar que as palavras-chave são fundamentais em todo trabalho de SEO.
É importante aplicar boas técnicas na hora de escrever um conteúdo. Quanto melhor o conteúdo for, melhor será sua posição na SERP, por isso vamos pontuar os principais.
- Tag H1, H2, H3: é uma das técnicas utilizadas para definir a hierarquia do assunto, mostrar as plataformas de busca o que é relevante no conteúdo. H1 é normalmente o título de onde vem a palavra-chave principal, já as H2, e H3, por exemplo, é utilizado para as palavras-chave secundárias.
- Meta title: o título do seu conteúdo, contendo a palavra-chave primária, sendo o título de forma clara e objetiva sobre do que se trata aquele assunto.
- Meta description: é a discrição que aparecerá ao usuário realizar a pesquisa, nele também é importante conter as Keywords selecionadas. Deve ser o assunto abordado de maneira resumida e que chame a atenção para o internauta clicar e realizar a leitura.
- Escrita: escrever frases curtas, ter tópicos dividindo assuntos que sejam relevantes ao tema, ser objetivo, com uma linguagem simples e direcionada ao seu público-alvo, ajuda os internautas a seguirem com uma leitura agradável.
- Mídias: colocar vídeos e imagens, até mesmo áudios nos conteúdos são importantes, porém as plataformas não conseguem ler esse tipo de mídia. Por isso, ao incluir esses formatos, é importante usar tags, ou legendas e descrições que irão auxiliar os algoritmos e pessoas com deficiência visual a entender sobre o que são tais mídias.
- Links de saída: são aqueles links que redirecionam o usuário para outras páginas e sites. Ter esses links no conteúdo, ajudam a dar mais credibilidade em determinado assunto.
- Autoria: o conteúdo deve sempre identificar o autor. A credibilidade do artigo escrito, por exemplo, aumenta se quem escreveu o conteúdo for alguém com conhecimento e autoridade no assunto.
Esses são apenas algumas sugestões na hora de escrever um conteúdo de qualidade, que pode servir como guia básico para aplicar as técnicas de SEO. Depois disso basta publicá-lo. Mas, mais a frente, comentaremos de algumas ferramentas que poderão ajudar no processo de criação de conteúdo, por isso, continue a leitura.
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Confira diferentes tipos de conteúdos para gerar conversão em seu site
Existem diversas formas de se comunicar com seu público. Deve-se partir do princípio sobre o que quer falar e quem irá receber.
Há uma variedade de usuários que necessitam conteúdos diferentes, para cada estágio do funil. Por isso é importante analisar o conteúdo a ser abordado e qual parte do funil a comunicação será direcionada. Para que uma estratégia seja um sucesso, além de conhecer profundamente cada ponto, é interessante utilizar uma mistura de formatos. Seguem alguns exemplos:
- E-books: são ótimos para aprofundar o conteúdo que é muito longo. Eles são livros digitais disponibilizados para download gratuitamente. Além disso, ele pode ser usado para coletar informações sobre seu público a partir de formulários.
- Imagens: podem ser fotos ou ilustrações. As imagens quando usadas da forma certa, podem gerar tráfego a partir da pesquisa de imagens do Google, por exemplo.
- Vídeos: o Google está cada vez mais incluindo vídeos em seus resultados de pesquisa, especialmente vídeos que ensinam como fazer as coisas. Saiba que o YouTube é o segundo site mais acessado do mundo, mas o TikTok está cada vez mais ganhando força.
- Guias: funcionam mais, pois podem ajudar seu público a se aprofundar em um tópico específico ou mais amplo. Eles são ótimos para fazer um “passo a passo” sobre algum tema;
- Podcasts: são conteúdos produzidos por áudios e disponibilizados em streaming/ internet que podem ser ouvidos a qualquer momento;
- Infográficos: são imagens que contêm dados. Eles são ótimos conteúdos para compartilhar nas redes sociais para aumentar o engajamento.
- Listas: são palavras, frases colocadas uma abaixo da outra, elas são fáceis de ler e engajar qualquer público.
Algumas ferramentas de SEO para ajudar na otimização
É uma ferramenta do Google, muito completa e super utilizada não apenas para anúncios de tráfego pago, mas também para analisar e acompanhar a performance das palavras-chave. Nele é possível planejar e descobrir o volume de pesquisas mensais e previsões das palavras escolhidas, além de possibilitar a pesquisa dessas palavras por cidade, estado e país.
Uma plataforma que oferece diversas opções para aplicar e medir as estratégias de SEO. É possível ver seu desempenho comparado aos concorrentes, pesquisar palavras-chave, realizar auditoria do site ou blog, e muito mais. É uma das ferramentas mais completas do mercado.
Uma extensão gratuita para o navegador que ajuda muito a analisar e ter insights para aplicar as técnicas de SEO, lhe oferecendo métricas fundamentais para um diagnóstico de um site, juntamente com outras ferramentas.
Ele analisa um site e mostra como foi construído. Assim você consegue analisar seus concorrentes sem dificuldade e se inspirar ou fazer algo melhor no seu site.
Uma ótima ferramenta para avaliar a velocidade de carregamento de uma página, para que assim você possa analisar e arrumar sua página caso seja necessário.
Outra ferramenta ótima para pesquisar palavras-chave é usada por um especialista em SEO, a plataforma pertence ao Neil Patel, uma das referências do Marketing Digital. Nela é possível não só pesquisar novas palavras, mas também ver o volume de pesquisa e ainda o site dá sugestões de temas para criar novos conteúdos com base na palavra pesquisada.
Com a palavra já escolhida, ao pesquisar neste site, ele lhe oferece ideias de conteúdos, principais frases e perguntas úteis que estão fazendo em torno da palavra-chave e ajudarão para que você possa atingir seu público com eficiência.
Veja também: Especialista de Tráfego Pago em Londrina e região
Consultoria SEO: O que é e vale a pena esse serviço?
Consultoria de SEO se trata de um serviço especializado que ajuda empresas a otimizar seus sites para melhorar a visibilidade nos motores de busca, aumentar o tráfego orgânico e alcançar melhores classificações nos resultados de pesquisa com diagnóstico aprofundado das estratégias que influenciam e impactam diretamente seu negócio, com direcionamentos claros e específicos para sua empresa.
Com objetivo de converter leads em oportunidade e posteriormente em vendas. Envolvendo toda a otimização da sua marca no mundo digital, para que os mecanismos de busca apresentem sua empresa a um público qualificado. Gerando autoridade e popularidade de forma orgânica, tendo um aumentando na performance para colher bons frutos.
O SEO é resultado de um conjunto de ações com foco na experiência do usuário e nas plataformas de buscas. Em uma boa consultoria se faz:
- Análise de Mercado e Concorrentes: entender o cenário em que sua empresa está inserida e identificar oportunidades em relação aos concorrentes.
- Análise e Auditoria Técnica: avaliar a estrutura do site para garantir que está otimizado para os motores de busca.
- Análise de Performance: monitorar o desempenho do site em termos de tráfego, engajamento e conversões.
- Planejamento Estratégico: definir uma estratégia clara e personalizada para alcançar os objetivos de SEO.
- Implementação de Melhorias Técnicas: executar ajustes técnicos no site para melhorar a indexação e a experiência do usuário.
- Criação de Conteúdo: produzir conteúdo relevante e de alta qualidade que atraia e engaje o público-alvo.
- Link Building: desenvolver uma estratégia para obter backlinks de qualidade que aumentem a autoridade do site.
- Gestão de Performance & Business Intelligence: Utilizar dados e análises para tomar decisões informadas e ajustar a estratégia de SEO.
- User Experience (UX): Garantir que o site ofereça uma experiência positiva aos usuários, facilitando a navegação e a interação.
Se todos os pontos citados não valerem a pena, então a consultoria de SEO não terá cumprido seu papel de maximizar a visibilidade do seu site, atrair tráfego qualificado e, consequentemente, melhorar os resultados do seu negócio. A eficácia de uma consultoria de SEO reside na sua capacidade de integrar todas essas práticas em uma abordagem coesa e personalizada, proporcionando um impacto positivo e mensurável. Portanto, sim, uma consultoria de SEO vale a pena quando todos esses elementos são implementados de forma eficaz, levando a um crescimento sustentável e de longo prazo para sua presença online.
Prestamos uma consultoria de SEO em Londrina e além, conforme os objetivos da sua empresa. A seguir falaremos como atuamos diante esse serviço.
Consultoria de SEO em Londrina
A JoB é uma agência que presta consultoria de SEO em Londrina, dentre outros serviços de marketing digital. A consultoria realizada por nós — especialista em SEO em Londrina — parte do diagnóstico aprofundado da sua empresa até o acompanhamento da sua classificação, com um plano de ação para atingir os melhores resultados passando por todas as etapas necessárias para um resultado eficiente e atingir os seus objetivos.
Verificamos se há e como está sendo aplicada a otimização de SEO em seu site, orientamos, aconselhamos e aplicamos as melhores táticas para aumentar o tráfego orgânico o seu site. Com o propósito de alavancar seu negócio, com direcionamentos claros e específicos para a sua empresa, por meio das ferramentas mais adequadas. Com intuito de otimizar seu site, blog e conteúdo nas principais plataformas de pesquisa existentes, gerando um ranqueamento orgânico, aplicando as melhores estratégias de otimização.
Há muitas dúvidas por parte dos gestores sobre como funciona uma consultoria em SEO, e se realmente funciona a otimização de site utilizando o Search Engine Optimization, porém, são diversas as vantagens que a otimização, feita da forma correta e eficiente, traz. Por isso, fique tranquilo, pois a JoB está aqui pronta para provar com diversos cases, com excelentes resultados, como nossa consultoria de SEO em Londrina e região obteve sucesso.
Cases de Sucesso em SEO
Logo, vamos mostrar a você a importância das técnicas de SEO, e como isso ajuda no tráfego orgânico. Confira!
- Alumipac: camarins para eventos
Alumipac, é uma indústria de alumínio com mais de 20 anos de experiência que oferece soluções criativas, inovadoras e personalizadas para cada tipo de projeto. Os Camarins são de alumínio e TS, e possibilitam a montagem de diversos layouts, utilizando um moderno sistema modular.
Após analisar, planejar e aplicar as técnicas de SEO, ao pesquisar “camarins para eventos”, este produto se tornou referência nas plataformas de pesquisa, se posicionando nas primeiras colocações.
- Alumiframe: tela tensionada
Alumiframe pertence a Alumipac. As Telas Tensionadas é uma tela feita de alumínio com um tecido em poliéster tensionado, podendo ser iluminada ou não, com ou sem impressão. Geralmente empregada em projetos luminotécnicos, ela promove luz homogênea ou difusa, em diferentes temperaturas e cores.
A marca nos procurou em busca de tornar as telas conhecidas e construir uma marca com autoridade nesse segmento na área de iluminação e arquitetura. Após rever seu público-alvo, analisar as vendas e identificar a persona ideal para esse produto, a JoB aplicou diversas estratégias de marketing digital. Incluindo a técnica de SEO, o que resultou em primeira posição no ranqueamento orgânico a respeito deste produto.
Case de sucesso: Marketing para Arquitetura: Case Telas Tensionadas Alumiframe
- FAED: aquecedor biomassa
A FAED Aquecedores Industriais é pioneira no mercado de aquecedores de água, sendo uma empresa especialista no desenvolvimento de soluções e tecnologias para aquecimento de água. Desenvolvendo projetos personalizados de máquinas e equipamentos para aquecimento de água em hotéis, resorts, motéis, academias, indústrias, condomínios e residências.
Aquecedor de Biomassa é um aquecedor autossustentável, ecologicamente correto e gera uma economia de até 85% em relação a outros combustíveis. Este é outro case de sucesso da JoB onde colocou a empresa nas primeiras posições após um trabalho de SEO bem definido.
- Grupo Value: consultoria londrina
A Value Group é composta por quatro empresas que juntas visam gerar prosperidade do cliente, englobando diversas áreas da gestão, aumentando a produtividade, encontrando novas oportunidades e alcançando resultados sustentáveis e de longa duração através da consultoria empresarial.
Com objetivos de transferir a autoridade já existente para o âmbito online, divulgar os serviços do grupo, aumentar o tráfego orgânico do site, aquecer e segmentar os relacionamentos com a base de contatos e criar mais oportunidades de negócio. O Grupo Value se tornou referência nas pesquisas por Consultoria Londrina, sendo assim mais um case de sucesso da JoB.
- Limite na Hora: empréstimo cartão crédito
Limite na Hora é uma empresa que utiliza uma modalidade de empréstimo atrelada ao seu cartão de crédito. Com um plano estratégico de SEO bem estruturado feito pela JoB, a palavra-chave “emprestimo cartão crédito” colocou a Limite na Hora na primeira colocação obtendo um tráfego orgânico de sucesso.
- RA Engenharia: prevenção combate a incêndio londrina
A RA Engenharia é referência no Norte do Paraná em sistemas de alarme de incêndio e instalações elétricas. O conteúdo criado pela JoB para a RA Engenharia, se tornou muito bem qualificado após aplicarmos as técnicas de SEO em todo o artigo.
Esses são apenas alguns dos cases de sucesso. A JoB é especialista em SEO em Londrina e região, mas também em outras áreas do Marketing Digital. Contratar uma agência especializada no assunto, faz total diferença em seu negócio. Essa técnica tem muito poder, e quando bem aplicada faz seu negócio decolar.
Case de sucesso da Job: Loja virtual lucrativa e o case de sucesso da Alquimeria
Contrate o melhor especialista em SEO de Londrina e além
A responsabilidade de um especialista em SEO, além de estudar, planejar, botar a mão na massa e verificar todas as métricas, é pensar no público qualificado com intuito de dar a sua marca maior autoridade e visibilidade.
Ao falarmos sobre autoridade, é entender como seu site trata um conteúdo, o quão bem está escrito e estruturado de forma estratégica, utilizando palavras-chave e técnicas que o torna um conteúdo rico e de alta qualidade.
Já a visibilidade, assim como a definição da palavra diz, significa o quanto famoso é seu site. Isso não consiste apenas na quantidade de visitas que recebe, mas também, quanto ele, ou seu conteúdo, recebem referências de outros domínios, quanto mais referências recebe mais famoso o site fica.
A JoB Marketing é uma agência de serviços em SEO em Londrina e região. Nós temos várias referências que comprovam nossa competência, algumas delas inclusive foram mostradas neste artigo. Foram parceiros que, com muito orgulho, trabalharam juntos para obter excelência nos resultados. Vem com a JoB ser também um dos nossos cases de sucesso e decole com a gente!
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