Saiba como decolamos as vendas da Alumiframe e reforçamos a autoridade da marca nas redes sociais através do marketing para arquitetura.
A empresa Alumiframe
A Alumiframe oferece um produto inovador no mercado: telas tensionadas sob medida que são capazes de transformar ambientes. A tela tensionada trata-se de uma material de extrema versatilidade, que permite a projeção de diferentes cenários justamente por trabalhar com uma infinidade de possibilidades.
São fáceis de serem montadas, permitindo uma economia de tempo e instalação própria. Sua substituição de mídia é feita de forma rápida e prática, assim como sua limpeza, além de não precisar necessariamente de imagens ou algo do tipo, as utilizando somente como iluminação, gerando um efeito de luz e conferindo uniformidade ao ambiente.
O que o cliente esperava de nós?
A Alumiframe esperava tornar as telas tensionadas amplamente conhecidas e se estabelecer como uma marca autoridade no segmento de iluminação e arquitetura.
Buscava também um atendimento mais próximo, que ilustrasse com mais clareza as métricas de evolução e resultados trazidos pelo marketing. Além disso, havia a necessidade de uma mentoria precisa, orientada por dados e que trouxessem insights para o time de vendas, pensando em abordagens assertivas.
Marketing para arquitetura: desafios de mercado
Um dos desafios encontrados no marketing para arquitetura foi um público extremamente elitizado, exigente e que dá prioridade a uma estética impecável. Os concorrentes já estavam no mercado há mais tempo e os clientes ainda possuíam muitas dúvidas técnicas em relação às possibilidades do produto.
Além dessas dificuldades, o ciclo de vendas ainda era longo. Portanto, precisavam reduzir esse ciclo e estabelecer novos pontos de revenda.
O que fizemos?
Revisão de personas
- Anteriormente, o público-alvo eram apenas empresas de comunicação visual, mesmo que as maiores solicitações não estivessem sendo exclusivamente desse perfil;
- Mapeamos as vendas, identificamos as duas principais personas e entendemos que os projetos com maiores especificações de telas tensionadas vinham de arquitetos e lojas de iluminação, logo o marketing para arquitetura era a solução;
- Nos reunimos com diversas pessoas que se encaixavam nesse perfil para saber, com detalhes, como enxergavam o produto. Como e quando especificam em projetos, se já conheciam as telas tensionadas e para quais tipos de projetos deveriam ser recomendadas.
Marketing para arquitetura: Parcerias Estratégicas
Fechamos parcerias com influenciadores conceituados no meio da iluminação e arquitetura, como Lorí Crízel, neuroarquiteto e Waldir Junior, lighting designer. Além de influenciadores, estabelecemos parcerias com lojas renomadas de iluminação e gravamos lives com professores, buscando atingir o público acadêmico.
A live Práticas estratégicas para requalificação dos espaços teve Catharina Macedo, vencedora do prêmio GREEN WORLD AWARD em 2016; Lorí Crízel, Membro da Academy of Neuroscience for Architecture; e Míriam Runge, membro do comitê de Arquitetura da NeuroBusiness Society – SP. Já a Tendências de Arquitetura & Iluminação para residências, foi ministrada por Glaucus Cianciardi, mestre na área da Arquitetura e com 20 anos de atuação em feiras e eventos. Com essas parcerias de respeito, nossa estratégia de marketing para arquitetura foi um sucesso.
Presença mais forte nas redes socias
No instagram, reparamos no tipo de publicação e conteúdo que davam mais engajamento, como nossos seguidores reagiam com as postagens e adotamos um novo estilo. Também criamos divisões nos destaques, separando por assuntos.
Buscando nos aventurar com maior profundidade no marketing para arquitetura, criamos um perfil na rede social do momento, o Tiktok. Também alimentamos com mais consistência o queridinho das inspirações dos arquitetos e light designers, o Pinterest.
Gestão de Tráfego: Anúncios em Google e Instagram, este por se tratar da principal plataforma do público desejado. O trabalho, em conjunto com a busca orgânica, barateou a palavra-chave. Portanto, o investimento foi constantemente otimizado, com o custo por compra a valores bem abaixo do leilão, em comparação ao início do nosso serviço.
Nova identidade visual
Sentindo a necessidade de uma nova identidade visual, a Alumiframe agora está de cara nova. Ao darmos um novo significado à marca, as cores padrões foram preservadas e mantidas, inclusive no desenvolvimento do cartão de visitas e do envelopamento de veículo. Veja como ficou!
Marketing para arquitetura: Resultados
As redes sociais decolaram!
Instagram: começamos em agosto/20 e saltou de 2mil seguidores para 9.592, além de muitas oportunidades de negócio levantadas.
Pinterest: Devido a uma constante segmentação e e atualização de conteúdo, o perfil da Alumiframe obteve 200 seguidores e um pouco mais de 60 mil visualizações mensais.
Tiktok: Um dos vídeos com maior repercussão foi justamente como realizar a aplicação de uma tela tensionada, que obteve 2558 visualizações.
Primeiras posições no Google: Obtivemos um ranqueamento orgânico nos principais termos relacionados a marca, como a primeira posição na busca por “tela tensionada”.
Campanhas otimizadas e leads qualificados
As campanhas de video views sempre com taxas altíssimas de visualização, o custo por lead reduziu 56%, o custo por clique reduziu em 46,4% e as campanhas de Google com uma otimização de verba de aproximadamente 30%. Os leads obtidos através do tráfego tráfego também mudaram, deixaram de ser apenas por especulação e se tornaram mais qualificados, considerando os criativos utilizados.
Grupo de Revendedores
Com o intuito de estabelecer uma rede de revendedores das telas tensionadas no Brasil e ampliar o braço de atuação da Alumiframe como uma das estratégias do marketing para arquitetura, o Grupo de Revendedores foi criado. Anteriormente, já era atendido em âmbito nacional, mas com o intuito de poupar a força de atendimento, optamos por haver representantes em regiões estratégicas do país, pulverizando as ideias em lojas de iluminação e demais arquitetos.
Todos possuem um suporte por parte da Alumiframe, seja em termos de vendas, materiais, alinhamento e entre outros. O Inbound marketing feito através das automações de marketing é usado exatamente para esse princípio, assim as retenções e fidelizações acontecem e existe a provocação dos revendedores para atuar em todos os âmbitos, inclusive na área da saúde.
Decole com a JoB!
Percebeu como um marketing de arquitetura bem elaborado leva a resultados incríveis? Conte conosco para o seu sucesso! Nossa equipe está preparada para alavancar suas vendas e reforçar sua autoridade com um planejamento elaborado especialmente para você.