O mundo passou por eventos traumáticos recentes, como a pandemia e o conflito da Rússia com a Ucrânia, que modificaram a ordem econômica. Diversos produtos estão mais caros, países que sempre tiveram histórico de baixa inflação com altas taxas, queda nas bolsas e uma incerteza econômica globalizada.
E diante desse novo cenário, surge a necessidade de adotarmos novas estratégias de marketing e vendas. O que funcionava há alguns anos, já não funciona mais. O mundo mudou e as empresas que querem se manter no mercado precisam se adaptar.
Confira agora as principais mudanças desse novo cenário econômico, os impactos no marketing e vendas da sua empresa e as mudanças que seu negócio deve adotar.
O novo cenário econômico mundial
Estamos em um momento de incertezas econômicas globais e investidores com pés no chão. Os Estados Unidos, que historicamente sempre mantiveram a inflação sob controle, tiveram uma disparada na inflação e importante desvalorização do dólar. E, por terem a moeda que regula o mercado, quando a inflação dispara por lá, o mundo todo sente.
Aqui no Brasil, apesar de ainda não estarmos sentido o impacto tão pesado da recessão, como outros Países, também lidamos com a alta da inflação, queda na bolsa de valores e aumento da taxa Selic que impacta todos os segmentos de negócios.
Todos os mecanismos usados para conter a inflação modificaram o modelo de negócio das empresas. Não dá mais para contar com a expectativa de lucro futuro, injetando dinheiro hoje esperando receber amanhã. O mercado mudou, e você deve se atentar a isso.
E qual é o impacto disso?
Se há alguns meses o mundo do marketing digital e vendas estava decolando, com poucos players e muitas possibilidades de negócios, a pandemia mudou o jogo, forçando muitas empresas a entrarem no digital, aumentando a concorrência em praticamente todos os mercados.
Hoje, o que vemos são leads mais caros, maior concorrência em leilões de palavras-chave no Google e conversões mais caras. Em resumo: está mais caro anunciar sua empresa e converter leads em clientes.
Além disso, há uma mudança no próprio consumidor que, em momentos de incertezas econômicas e juros altos, acabam puxando o freio no consumo e passam a pensar melhor onde – e se – irão investir seu dinheiro.
Alguns segmentos, principalmente os que são regulados pelos juros, como financiamentos, por exemplo, sofrem ainda mais com essas mudanças e se não fizerem mudanças significativas logo, sofrerão rapidamente o impacto da nova economia.
O mercado foi impactado e a mudança de mentalidade de empresas e consumidores nos impulsiona a pensar em estratégias que tragam retornos mais imediatos e menos promessas de ganhos futuros. É um desafio, mas também uma oportunidade de se reinventar, sair à frente da concorrência e se destacar.
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Como aumentar os resultados da sua empresa
O primeiro passo você já está dando, que é buscar se manter informado e consciente das mudanças no mercado. Agora, é preciso arregaçar as mangas e pensar em mudanças nos seus processos.
Busque aumentar a produtividade
Produtividade é fazer mais com os mesmos recursos, ou fazer o mesmo, com menos recursos. Analise quais gorduras do seu negócio podem ser cortadas, quais processos podem ser otimizados, como manter sua operação efetiva, mas enxuta.
Falando especificamente de Marketing e Vendas, discuta com sua equipe formas de melhorar os resultados, sem impactos nos custos. Talvez o investimento em um software traga mais inteligência para o time de vendas focar em leads mais qualificados, por exemplo, ou quem sabe seja interessante investir em uma agência especialista em tráfego pago, que conseguirá otimizar suas campanhas e trazer melhores resultados com o mesmo investimento.
Outro ponto importante é a integração das equipes de Marketing e Vendas, pois atuando em sinergia os resultados são muito melhores.
Tudo que for possível fazer para aumentar a produtividade deve ser implementado nesse momento.
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Otimize sua estrutura de gestão de marketing
Como sua empresa tem feito a gestão de resultados em marketing? Você tem uma pessoa interna ou agência de marketing capacitada para isso? Seu modelo de gestão de marketing e vendas é eficiente? Você acompanha de perto os processos, para poder apontar melhorias?
Não adianta fazer esforços para melhorar a produtividade, se não há uma gestão eficiente, que acompanhe os números e resultados.
Um bom modelo de gestão de marketing precisa ter objetivos e metas claros e te dar uma noção geral da sua operação de marketing. Além disso, precisa sinalizar de maneira clara e eficiente onde estão os problemas e gargalos, te permitindo atuar na otimização desses processos. Se a gestão de marketing uma dificuldade na sua empresa, a consultoria estratégica da Job pode te ajudar a mudar essa realidade.
Aposte em parceiros estratégicos e eficientes
Se a palavra de ordem é produtividade, buscar parceiros qualificados que conseguirão otimizar seus resultados é uma decisão estratégica e inteligente.
A Job Marketing Estratégico é especializada em Marketing Digital e tem seu foco totalmente direcionado a resultados, com cases de sucesso em diversos segmentos.
Juntos, vamos mapear o cenário do seu segmento, e definir as melhores estratégias de marketing digital para atrair, converter e fidelizar seus clientes, mesmo diante de todos os problemas que o novo cenário econômico global traz.
É possível crescer agora de forma inteligente e estratégica, contando com a ajuda da Job. Fale conosco agora mesmo, e seja referência no seu mercado.
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