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Novo ano e lá vamos nós, com novas listas de tendências do marketing digital. Você já deve ter percebido que sempre surge aquela enxurrada de previsões e este ano não é diferente: “Saiba o que vem por aí este ano”; “Confira as grandes novidades no marketing 2025”; “Veja o que, de fato, vai transformar o mercado digital em 2025” e blábláblá.  

Por aqui, gostamos de inovação, mas precisamos admitir: essa repetição de fórmulas prontas cansa, não é?

O problema não está nas tendências do marketing 2025, mas na falta de profundidade de quem as apresenta muitas vezes. Sem análise, sem experiência, sem autoridade, sem aquele olhar estratégico que faz toda a diferença. Muitas vezes, parece só mais um ‘Ctrl+C e Ctrl+V’, não é? 

Em 2025, estaremos diante de uma era em que tecnologia, criatividade e propósito caminham lado a lado para definir quem realmente se destaca. 

O que antes era diferencial agora é requisito básico, e as marcas que entenderem isso vão liderar.

Este artigo é para quem enxerga o marketing como mais do que campanhas e métricas: é uma ferramenta estratégica para influenciar mercados, engajar pessoas e criar valor real.  

Por isso, se você também já se cansou de ouvir mais do mesmo, está no lugar certo.

Com base na nossa experiência, aqui na nossa agência de marketing, no como e no que realmente enxergamos como movimentos transformadores, compartilhamos a seguir o que acreditamos ser as tendências de marketing 2025 que farão a diferença em seu negócio. Está preparado para o que vem a seguir?

A “nova onda” do marketing digital em 2025 

Se tem uma coisa que o marketing digital nunca faz, é ficar parado e 2025 exige um olhar mais estratégico. As mudanças não chegam como uma onda isolada, elas vêm em séries, cada uma maior que a outra, desafiando nossa capacidade de adaptação e estratégia. E marcas que souberem navegar terão a chance de sair na frente. Fica a dica!  Bom, vamos ao que interessa: Afinal, o que esperar do marketing em 2025?

tendencias de marketing

1. Natividade: “Gente como a Gente” na estratégia para 2025

Como primeira tendência do marketing 2025, as marcas que apostarem em conteúdos naturais e transparentes terão uma grande vantagem

O público busca conexões reais, marcas que demonstrem humanidade e que estejam dispostas a mostrar seus bastidores, desafios e histórias, afinal, quebrar barreiras gera aproximação.  Não se trata mais de perfeição, mas de ser “gente como a gente”. Essa abordagem fortalece a criação de comunidades engajadas, essenciais em um cenário onde a atenção está cada vez mais fragmentada.

Sabe aquele TikTok sem edição, onde alguém compartilha algo espontâneo? É esse o tipo de conteúdo que ressoa com a audiência, o conteúdo nativo fixa, “pega”. A tendência de marketing 2025 é clara: menos artifícios, mais verdade

tendencias de marketing digitalQuer um exemplo? Você com certeza já viu os influenciadores dando ênfase em: “participa comigo”, “vivo isso aqui comigo”, etc. Isso é natividade! Além do mais, as plataformas de conteúdo reforçam essa demanda, promovendo experiências fluídas e sem interrupções comerciais invasivas. As marcas precisam se adaptar, criando entretenimento que seja natural e envolvente, onde o público se sinta parte da jornada. Agir naturalmente, pode atrair pessoas que se identificam com todas as regras da nossa marca. Essa é a essência do marketing nativo para o futuro.

Entenda mais: Conquistando mais oportunidades de negócios através do marketing

2. YouTube: O entretenimento de longa duração

Outra tendência de marketing 2025 que conectada a questão da aproximação, está no YouTube“Ah mas como assim o YouTube é uma tendência? Ele está aí há anos!” 

Bom, o YouTube esse ano vem com força, com vontade, porque esse negócio de conteúdos curtos e virais parece estar “saturando”.  A tendência agora é o retorno aos vídeos longos, que engajam o público por mais tempo e incentivam a permanência na plataforma. Você acha que  TikTok aumentou o tempo dos seus vídeos por que, ãh?  

TikTok e o YouTube, eles não concorrem com o Instagram. Eles não são uma rede social, eles concorrem com o Netflix, na verdade. Já parou para pensar? 

tendencias de marketing para o futuroHoje, o YouTube e o TikTok estão cada vez mais ocupando um papel central no dia a dia das pessoas, substituindo o tempo antes dedicado a filmes ou séries. Seja para assistir a um vlog enquanto realizam tarefas domésticas ou para mergulhar em conteúdos mais aprofundados, os usuários têm buscado experiências completas, fluídas e menos fragmentadas. A aposta agora é clara: conteúdos bem elaborados, que priorizem a retenção e a conexão com o público, redefinindo o papel do YouTube como peça-chave no universo do entretenimento digital.

Acesse: Sintomas de que é hora de resgatar os Serviços de Marketing Digital em sua empresa

3. Líderes Influencers: Donos de empresas como influenciadores

Em 2025, a tendência de marketing que vai ganhar força é a de donos e líderes de empresas assumindo a posição de influenciadores. Primeiro para dar mais rosto para as marcas e segundo, porque o dono vende e vende muito!

Esse movimento não só aproxima ainda mais as marcas de seu público, como também traz um toque pessoal e autêntico às mensagens. Ao colocar o “dono” como rosto da marca, as empresas ganham uma liberdade de expressão que, muitas vezes, não é possível no discurso corporativo tradicional.

Ao contrário do que acontece com influenciadores, que têm liberdade total para falar de maneira espontânea e natural sobre produtos, os líderes das empresas estão se posicionando com mais liberdade para expressar suas opiniões, gerar confiança e se conectar com o público de uma maneira única. Esse movimento promete transformar a forma como as marcas se relacionam com seus consumidores, tornando-se mais humanas e acessíveis, e vai marcar um grande momento de personalização no marketing de 2025.

Saiba mais aqui: Todo empresário precisa de Marketing Pessoal para alavancar seus Negócios

4. Curadoria: O poder de entregar conteúdo de verdade

Curadoria de conteúdo será uma das maiores tendências no marketing digital em 2025 e isso se estenderá para tudo que você possa imaginar. A ideia de entregar algo rápido e superficialnão é mais suficiente. As pessoas estão buscando mais densidade, profundidade e relevância

O foco agora é construir conteúdos que realmente importem, que tenham valor e que se conectem diretamente com as necessidades e interesses do público. Uma curadoria, que envolve selecionar e organizar o conteúdo com cuidado, ganhará ainda mais força, seja em e-mails, artigos ou até mesmo nas redes sociais

As marcas precisarão investir em criar experiências mais personalizadas e relevantes, deixando de lado a superficialidade e focando no que realmente agrega valor ao consumidor.  Por isso, para os seus futuros conteúdos você deve pensar:  “Como construir relevância? Como entregar um conteúdo massa, bacana, que tenha densidade?”

A ressurreição de mídias como revistas impressas, como no mercado editorial, voltou com força por conta dessa curadoria, reforçando a importância de um conteúdo bem selecionado, criando até um hype dentro do TikTok, porque o que tá na revista não está no digital.  

Então  assim, essa volta às origens também está acontecendo. Essa capacidade de selecionar e articular todos os conteúdos ao mesmo tempo, para entregar algo muito relevante, algo que se destaca e atrai a atenção das audiências cada vez mais exigentes. Fique atento a essa tendência no marketing 2025! 

Leia: A importância do Reposicionamento de Marca para levar sua empresa ao futuro

5. Social SEO: O fim da mídia paga e a ascensão da relevância

Neste novo ano, o SEO será mais que uma tendência de marketing 2025. A integração do Social SEO, especialmente em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok que estão se transformando em motores de busca, será uma necessidade estratégica! A pesquisa do usuário está cada vez mais adaptada às plataformas sociais, e quem souber se posicionar, aproveitando essas tendências, terá um grande diferencial

O Google já está acompanhando isso, percebeu? Ele está começando a indexar mais postagens das redes sociais, incluindo vídeos do TikTok, em seus resultados de pesquisa.

Agora, não se trata apenas de gerenciar suas redes sociais de forma isolada, mas de integrar essas plataformas para criar uma experiência fluida e unificada para o consumidor. 

Antes, o marketing era impulsionado pelo poder do orçamento – quem pagava mais, vencia. Mas com o aumento dos custos e o comportamento do consumidor mais exigente, o foco agora é na qualidade do conteúdo.  As empresas que dominavam através de grandes investimentos em tráfego pago perceberão que, no SEO, o jogo muda e a relevância é o que conta, e não quem paga mais.

O consumidor quer conteúdo de qualidade, algo que agregue valor e que seja facilmente encontrado, sem depender do bolso de quem paga mais. 2025 exigirá que as empresas se adaptem a esse novo comportamento, adotando uma estratégia de SEO que se alinhe com as necessidades reais do público e com as mudanças no mercado

Você vai mudar por que os outros estão mudando? Não, você deve mudar por que o mundo está mudando. E é preciso adotar um posicionamento coerente com a necessidade do que está acontecendo. 

Veja também: Como garantir que seu site chegue à primeira página do Google? 

6. A incerteza é a única certeza: A importância da Cultura de Testes

tendencias do mundo digitalEm geral queremos ser assertivos logo num primeiro momento, mas dada a complexidade do mercado e de comportamento de consumo é impossível disso acontecer

Até mesmo as tendências de marketing 2025 são nebulosas — em seis meses, uma nova rede social pode surgir ou uma nova tecnologia pode revolucionar a indústria.

Por isso, fomentar uma cultura de experimentação dentro da sua empresa é fundamental. Sem essa mentalidade, oportunidades valiosas de crescimento podem ser perdidas. O que uma equipe aprende pode gerar insights cruciais para outras áreas, promovendo inovação e colaboração entre departamentos.

Adote uma abordagem científica: defina uma hipótese, implemente a mudança e estabeleça critérios claros para avaliar os resultados. Após o período de testes, análise e documente o que foi aprendido. E lembre-se de que o aprendizado contínuo é o elemento mais valioso de qualquer experimento. 

Invista na construção dessa mentalidade de testes em sua organização — ela é a chave para inovar e se adaptar a um futuro incerto.

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Confira também: 5 pilares para sustentar a longevidade e o Crescimento Empresarial

E aí, curtiu essas tendências do marketing para 2025?

“Ah, mas e as tendências sobre Inteligências Artificiais, vai falar não? Elas estão estarão em alta no marketing 2025…”

IA de novo? Isso já é realidade, meu amigo. A questão não é se vai ou não usar, mas como otimizar o que já vem sendo feito. O tema virou quase um clichê, mas a verdade é que não tem mais por onde correr. No seu caso, é melhor aceitar quanto antes.

As principais tendências de marketing: Resumão do que irá liderar o mercado em 2025! 

Então recapitulando, essas serão as 6 principais tendências que vão dar o tom no marketing 2025

  1. Imperfeição magnética será um novo charme.
  2. O YouTube vai dar as caras novamente com força total.
  3. Marcas com mais rosto e personalidade, mais humanas.
  4. Curadoria personalizada vai se destacar.
  5. SEO: o básico, mas ainda o essencial.
  6. Laboratórios de testes para ajustes certeiros.

Agora que já sabemos o que está vindo, bora entender como colocar essas tendências de marketing 2025 em prática?

Explore mais aqui: Diagnóstico de Marketing: Saiba por onde começar a transformar seu negócio

Como você pode implementar essas tendências de marketing em 2025?

Agora que você já tem o panorama das tendências de marketing 2025, a pergunta é: como adaptar tudo isso à sua realidade e garantir que sua marca esteja à frente este ano? A resposta está em uma estratégia de marketing bem planejada e executada.

Não basta apenas seguir o fluxo – é preciso personalizar cada movimento de acordo com o seu negócio. Na ComCiência, sabemos como transformar essas tendências de marketing 2025 em ações estratégicas que realmente geram resultados.

Quer entender como aplicar tudo isso de forma única para sua marca? Fale com a gente! Para este ano de 2025, evolução é nossa palavra deste ano, por isso, vamos transformar juntos o futuro do seu marketing?

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