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Não é segredo para ninguém, a internet modificou a forma como vivemos. Desde as coisas mais simples, até nas situações mais complexas, é notado muito as transformações que a web 3.0 nos proporcionou.

E, com certeza, essas várias inovações que vêm ocorrendo estão transformando o mundo dos negócios, principalmente aquilo que diz respeito ao marketing e a publicidade. Nós da JoB Marketing Estratégico sabemos disso, mas é importante você também entender e olhar para a sua empresa e se questionar se você está preparado para o futuro da tecnologia, afinal, como diz o ditado, “camarão que dorme, a onda leva”.

Como as novas tecnologias afetam o marketing?

Primeiro de tudo, o marketing deve ser entendido como parte essencial de toda a organização, afinal, é por meio dele que a estratégia de engajamento e venda para com os clientes é realizada, bem como toda a construção de satisfação dos desejos, percepção da marca e o valor dos produtos é desenvolvida.

Estratégias de marketing digital em Londrina

Tendo isso em mente, quando o marketing é inserido no contexto atual, das novas tecnologias de comunicação digital via web 3.0, seu papel ganha ainda mais destaque e é fator crucial para uma organização sobreviver ou não no mercado que está muito globalizado e veloz. Segundo pesquisa do eMarketer, só no Brasil, no ano passado, os valores investidos em marketing digital foram maiores que 9 bilhões de dólares.

Por exemplo, não é segredo para ninguém que a Apple tem excelentes produtos e fabrica tecnologias que revolucionam o mercado, mas sem uma boa estratégia de inbound marketing provavelmente eles não seriam nada do que são hoje. Isto porque a Apple é um exemplo de uma empresa que investiu tanto em seu brand que acabou gerando mais do que clientes, mas sim fãs. E por conta disso, hoje o valor da marca “Apple” é estimado em mais de 880 bilhões de dólares.

web 3.0 e web 4.0

Mas, e você empresário, o que você está fazendo com seu empreendimento para alavancar seus produtores e/ou serviços, e assim fazer sua empresa prosperar? Se você não sabe por onde começar, invista no marketing. Aqui estão uma série de possibilidades que você pode tentar.

1. Marketing de Influência

Com a crescente popularidade das redes sociais e das personalidades da internet, o marketing de influência é uma boa estratégia para as marcas alcançarem novos públicos. Essa técnica consiste em fazer os possíveis compradores a verem necessidade de adquirir o produto anunciado por conta de algo ou alguém que os influencia na tomada de decisão. Isso é muito visto hoje em dia com os “influenciadores” que fazem as chamadas “publis” em seus perfis para impactarem seus seguidores e conseguirem levar uma parcela a comprar o item que estão anunciando.

Marketing de influência - As estratégias por trás do sucesso de Neymar, do diamante e Manu Gavassi

2. Personalização da Experiência do Cliente

A personalização da experiência do cliente tem sido uma tendência crescente nos últimos anos e, em 2023, continuará sendo uma forma eficaz de aprimorar o relacionamento com os clientes. As empresas têm investido em deixar, cada vez mais, os seus produtos e serviços personalizáveis, nesse sentido, buscam transformar a forma que os compradores se interligam com suas marcas e criam uma espécie de vínculo ao serem algo exclusivo para cada indivíduo.

Relacionamento com o cliente

3. Marketing Omnichannel

Com a crescente diversidade de canais de comunicação, a adoção de uma estratégia de marketing omnichannel, que integra todos os mecanismos para proporcionar uma experiência unificada, será cada vez mais importante. Ainda interligado com a experiência do cliente, essa forma de organizar os meios de contato entre marca e público é fundamental, não só para facilitar a hora da compra, mas também para criar um bom relacionamento.

internet 3.0 ou web 3.0

4. Vídeos e Conteúdo Visual

O conteúdo visual, especialmente os vídeos, continuará sendo um dos formatos mais populares para o marketing de conteúdo. Hoje em dia as redes sociais, como o TikTok, o Instagram e o YouTube, que focam no audiovisual, possuem muito mais visualizações e usuários, portanto uma boa maneira de trabalhar o marketing é se utilizar desses meios e desenvolver peças que façam com que o negócio ganhe mais notoriedade e impactem as pessoas utilizando de forma inteligente os algoritmos.


Planejamento-Estratégico-para-Redes-Sociais

5. Tendência de Humanização das Marcas

Com a evolução das estratégias de vendas e o aumento da competitividade de mercado, os consumidores buscam cada vez mais marcas humanizadas e autênticas, porque a tendência moderna mostra que as pessoas procuram comprar de empresas das quais acreditam que os valores, a missão e o propósito vão ao encontro dos seus próprios. Nesse sentido, as organizações têm investido em diferentes formas para fazerem seus negócios ficarem mais humanos e assim criar um bom relacionamento com seus públicos.

Marketing conversacional  - A melhor estratégia no relacionamento com o cliente

Veja: Construção de autoridade digital para empresas e empresários 

As diferenças de web 2.0, 3.0 e web 4.0

Como as demais tecnologias, a internet também é uma invenção que passou, e ainda passa, por mudanças. Ao longo dos anos pode-se perceber as suas transformações e notar como a web, sucessivamente, foi ganhando mais possibilidades e formas de ser utilizada. E isso é muito positivo, sobretudo para o mundo dos negócios e para área do marketing, já que por meio das ferramentas digitais disponíveis, se consegue filtrar melhor os prováveis compradores e assim investir o dinheiro de forma mais assertiva com mais certeza de sucesso. Entenda o porquê.

Web 2.0

A Web 2.0 pode ser entendida como a fase inicial que dura até hoje. Nesta etapa que os primeiros websites começaram a existir e as interações entre os internautas também, além disso foi aí que toda uma gama das primeiras redes sociais começaram e foram inspiração para aquelas que possuímos hoje em dia.

web 3.0

A partir disso o marketing, principiou a trabalhar a sua presença online, construindo um  melhor brand das empresas, e assim começando a desenvolver um relacionamento com os públicos. No início era tudo muito simples e havia muita replicação dos conteúdos que eram trabalhados nos demais meios de comunicação, mas hoje em dia o digital é visto como o canal mais importante e que deve ter mais investimentos visto o seu caráter de personalização.

Web 3.0

A etapa da Web 3.0 é entendida como uma fase de transição que está acontecendo atualmente. É neste período que os dados se tornam tão importantes e a privacidade dos usuários está em jogo. Isso porque está ocorrendo uma maior descentralização das tecnologias de blockchain, ou seja, as informações de navegação dos internautas são mais fáceis de serem encontradas e utilizadas pelas empresas. Para a área do marketing isso possibilita que haja mais êxito nos anúncios feitos, bem como uma maior certeza de sucesso na venda de produtos, uma vez que a publicidade correta é enviada para o perfil ideal.


Tendências-do-Marketing-2023

Web 4.0

Essa fase é vista para um futuro, mas que não está tão longe de acontecer. Nela as máquinas e nós seres humanos teremos interações mais reais e de forma ainda mais veloz. Será um período em que a inteligência artificial dominará diversos âmbitos do mercado e possibilitará que muitas das tarefas que são realizadas por pessoas sejam feitas por máquinas automatizando o trabalho.

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Sabendo disso, é fundamental que você empreendedor esteja atualizado das tendências do mercado e prepare seu negócio para aquilo que o mundo estará demandando. É importante ter um planejamento a longo prazo. E para isso, veja aquilo que você pode esperar da área do marketing no futuro com a Web 4.0.

Leia também: Inteligência Artificial aplicada ao Marketing para empresas

O que esperar da Web 4.0?

Para a área do marketing são muitas as oportunidades vislumbradas, sobretudo na experiência do usuário com a marca e os serviços que serão prestados. Dentre os itens que mais avançaram, com certeza, a chamada “internet das coisas” está entre os tópicos mais desejados. As tecnologias, por si só, serão conectadas e auto suficientes para tomarem as decisões mais assertivas para os usuários. Nesse sentido, veremos uma revolução com as casas inteligentes e até mesmo nos transportes que não vão mais necessitar de motoristas.

Para a área do varejo são inúmeras as possibilidades, como a aquisição de itens que nem estarão presentes na loja e serão entregues diretamente na casa do cliente ou então a não necessidade passar no caixa para concluir as compras.

Esses vários itens mostram que, mais do que nunca, as tecnologias e as pessoas estarão mais integradas e poderão se tornar uma coisa única. E por conta disso, é importante que o mercado e os empresários estejam prontos para isso, sobretudo a área do marketing.

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Quais os desafios para o marketing na nova era digital?

A nova era digital promete ser mais imersiva do que nunca, a Web 3.0, que está sendo experimentada agora, já é um pequeno indício de que fazer o marketing será cada vez mais estratégico e necessitará de muita alta capacidade e criatividade para ser realmente objetivo, impactante e lucrativo, senão será meramente um gasto sem nenhum tipo de retorno para a empresa.

O tempo vai passando, a sociedade vai mudando, a quantidade de dados que as pessoas disponibilizam na internet vai crescendo gradativamente, e no futuro, com a Web 4.0, espera-se que seja ainda maior. Ou seja, os profissionais de marketing precisarão ter muitos bons insights e planejar muito bem para que aquilo que querem comunicar chegue aos ouvidos dos clientes corretos.

Esses diversos detalhes e dedicação exclusiva podem ser itens muito difíceis e que demandem tempo, por isso é interessante investir em uma agência com especialistas em marketing, porque, dessa forma, a certeza de retorno positivo para a empresa é mais garantida.

Confira: Por que contratar uma empresa especializada em Marketing Digital?

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Marketing Digital - O melhor marketing para o seu negócio

Aqui na JoB temos uma equipe de muitos talentos e especialidades que estão super atualizados das tendências e estão preparados para te atender, seja na web 3.0 ou 4.0. Não deixe de entrar em contato conosco, será um prazer ter você aqui com a gente.

Lembre-se, o marketing digital é uma área que está a pleno vapor e tem muitas oportunidades para levar seu negócio a um alto patamar de relevância, mas para que  isso aconteça, precisa ser realizado da forma correta. E nós sabemos como fazer isso, então conte com a gente. Venha para a JoB.

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