Em tempos de ficar em casa, profissionais da pintura e varejistas precisaram explorar novos meios para atrair clientes. Pensando nisso, criamos vídeos com dicas práticas e estratégicas para ajudá-los a passar por esse “novo normal” que nos encontrávamos.
Panorama do segmento de pintura na crise do Covid-19
Durante a Pandemia que estávamos enfrentando, todos foram afetados. Uns mais, outros menos. Com isso, fomos convidados pela Hydronorth, junto com a ABRAPP, para produzir um conteúdo destinado a ajudar o pessoal da área da pintura e varejistas a utilizarem as redes sociais para conseguirem novos clientes nesses tempos tão desafiadores em que nos encontrávamos.
As vendas pela internet estavam se tornando mais comuns e embora o consumo agora esteja sendo repensado, as pessoas estavam passando muito tempo em casa e se interessando cada vez mais em realizar pequenas reformas. Segundo a Telhanorte, suas vendas presenciais diminuíram, mas a venda de tinta teve um aumento de 600%.
Uma pesquisa feita no Google Trends apontou um aumento de 55% de interesse sobre tintas no Paraná, na época. Para os pintores e varejista, estar presente nas redes sociais já era algo bom, mas se tornou essencial.
Sobre as organizações envolvidas: Hydronorth e ABRAPP
Fundada em 1981, na cidade de Londrina-PR, a Hydronorth é uma indústria de tintas e resinas que atende todo o mercado nacional. Com a missão de promover soluções inovadoras no embelezamento e preservações de superfícies, proporcionando o bem-estar, a empresa atribui seu sucesso a todos os envolvidos com a marca, como colaboradores e pintores.
A Associação Brasileira dos Pintores Profissionais (ABRAPP) é uma identidade civil de direito privado, sem fins lucrativos e que visa representar os profissionais de Pintura em todo o território nacional, promovendo seu crescimento pessoal e profissional, e a sua valorização e respeito perante a sociedade.
Como atuamos com pensamento estratégico
O diretor da JoB (atualmente ComCiência), Joaquim Bontorin, produziu dois vídeos de treinamento com sugestões de uso das redes sociais, no intuito de direcionar as ações que podem ser aplicadas no momento para divulgar o trabalho desses profissionais de pintura e gerar novos negócios.
O vídeo com dicas práticas foi postado no canal do Youtube da Hydronorth, e recebeu divulgação do material nas redes sociais da mesma, assim como nas da Associação Brasileira dos Pintores Profissionais.
A recepção foi bem positiva, elogios como “Muito bom” e “Gostei. Parabéns” foram deixados na sessão de comentários.
Também foi feito um vídeo direcionado aos varejistas com dicas de estratégias digitais, falando da forte tendência no consumo do mercado local, sobre a importância da vitrine digital e dando ideias para facilitar entregas e pagamentos.
Durante a reunião para alinhamento de pautas, feita com as equipes envolvidas, foi estabelecido que, como o contexto atual era de todos em casa, os vídeos a serem produzidos também seguiriam na mesma linha, adotando um modo caseiro. No final do projeto, não apenas as produções receberam elogios, o nosso time também!
Recebemos muitos feedbacks positivos em relação a essa iniciativa. Já tínhamos ótimas referências em relação ao know-how da JoB (atual ComCiência) e tudo isso se comprovou nessa iniciativa para fortalecer o nosso mercado.
Ana Carolina Siconato – Coordenadora de Marketing
Marketing de conteúdo estratégico
É muito importante para uma empresa capacitar seus parceiros e compradores oferecendo conteúdos de relevância e qualidade para sanar dúvidas recorrentes ou até mesmo pontuais. O marketing de conteúdo, principalmente quando em vídeo, tem uma alta aderência e são de grande eficácia na construção de autoridade.
Se você deseja um planejamento de conteúdos consistente e eficaz para seus públicos, conte com a nossa agência de marketing em Londrina para te ajudar! Estamos à disposição, vamos marcar uma conversa?

Agência onde cientistas do marketing unem dados, criatividade e método para impulsionar empresas visionárias. Com um time de estrategistas analíticos – verdadeiros Newtons da conversão e Darwins da adaptação digital – deciframos números, prevemos tendências e criamos planos que fazem o crescimento deixar de ser sorte e virar ciência. Aqui, marketing não é achismo. É fórmula, teste e evolução constante para levar marcas ao futuro com inteligência e impacto.