Com uma proposta pedagógica diferenciada, a IEIJ encontrava algumas dificuldades para se apresentar ao mercado. Em parceria com a JoB, foram planejados e produzidos conteúdos que trouxeram mais visibilidade à instituição e ajudaram no levantamento de matrículas.
Uma escola de proposta encantadora!
Fundada em 1973, na cidade de Londrina, a IEIJ tinha o objetivo de transformar a ideia de Educação Infantil da época. Se apoiando na teoria de Jean Piaget sobre a inteligência, que tem como meta o mais profundo desenvolvimento escolar da maior diversidade de alunos. Com o passar do tempo, a Instituição foi crescendo e atualmente conta com turmas de Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II.
A IEIJ se classifica como uma escola sem fins lucrativos e é composta por uma cooperação de pais, que possuem a possibilidade de decisão no que diz respeito às mudanças e estratégias a serem tomadas.
Por conta desse diferencial, a instituição sempre teve uma imagem muito associada a uma escola não privada, havendo a necessidade de mudar essa percepção. Outro desafio era tornar essa metodologia completamente diferente, aparentemente intangível, tangível.
Além disso, as escolas em geral já possuem dificuldades durante as épocas de matrículas. Como, em meio a tantas outras, se destacar e ser a escolhida? É importante mostrar seus valores, metodologia e tudo de bom que a escola pode proporcionar aos seus estudantes, pois qualquer detalhe pode, e vai, fazer diferença na hora da escolha. Os pais estão sempre buscando o melhor para seus filhos portanto, cabe à instituição, os convencer de que é a melhor dentre as outras.
Contato com a JoB
A IEIJ entrou em contato conosco na metade de 2019, buscando aumentar o número de oportunidades por agendamentos de visitas, ligações e acessos ao site para geração de matrículas no ano de 2019, feitas para 2020.
O que nós fizemos?
Iniciamos em agosto toda a preparação, setup e planejamento das campanhas. Primeiro, fizemos uma reunião com toda a gestão da escola para decidirmos juntos quais decisões tomar. Muitas alternativas foram pensadas e, até o momento, a IEIJ nunca havia feito um investimento consistente em Ads, pois dependia de uma prospecção pacífica.
Tendo isso em mente, buscamos uma abordagem um pouco mais comercial, mas sem perder as características que a escola tinha. Não focamos apenas nos anúncios e sim na produção de marketing de conteúdo para aumentar a autoridade digital da instituição.
Em um período de quatro meses, setembro de 2019 até janeiro de 2020, a JoB ficou responsável pelo tráfego de anúncios. Para uma melhor segmentação, nós utilizamos descrições distintas para cada uma, criando 3 grupos de anúncios: Institucional, Infantil e Fundamental, para que os cliques se tornassem mais produtivos.
Visitas à escola e novas matrículas!
Com o objetivo de conseguir agendamentos para novas matrículas através dos meios digitais, utilizamos o Instagram Ads, Facebook Ads e o Google Ads. Nossos anúncios não focaram em apenas os pais que possuíam o perfil mais próximo do pretendido pela escola, mas também em pais que poderiam se interessar pela proposta pedagógica diferenciada.
Não tentamos apenas um criativo, como diversos outros, e além dos anúncios com os criativos e vídeos, também usamos vídeos de depoimentos, sempre produzindo conteúdo que iriam gerar mais conversões.
A página de matrículas foi completamente reformulada, com novos gatilhos comerciais e tráfegos direcionados para uma única página, para tentar novas oportunidades de conversão, seja pelo preenchimento do formulário, pelo contato no WhatsApp ou por ligação. Além da página de matrículas, orientamos também os depoimentos presentes nela.
Produção audiovisual
Também dirigimos e conduzimos toda a criação do vídeo “A escola dos sonhos existe?”. No processo de direção, e também antes, foram feitas reuniões de planejamento para identificar as personas: estudo, aprofundamento, conhecimento de comportamento, coleta de depoimentos e o tracejado de outra persona, uma que procurava por uma escola tradicional, e como convertê-la para nós.
Durante a reunião de briefing do vídeo, houve um diálogo muito intenso para deixar o material atrativo e conciliar com as vontades da campanha.
Os resultados foram incríveis!
A campanha já começou com uma taxa de clique muito boa, que se manteve ao longo dos meses. Mês a mês levantávamos reuniões para ter ligação direta com a parte comercial, para sabermos como estavam conduzindo e o que precisaríamos aprimorar para entregarmos leads cada vez mais qualificados, com mais chances de efetuarem as matrículas.
Analisando os dados da imagem abaixo, o tráfego cresceu consideravelmente quando comparada ao período antecessor das campanhas, o que antes tinha apenas um pico de visualizações em um determinado mês, passou a acontecer nos quatro meses que atuamos.
E, como podemos constatar, em relação às outras escolas concorrentes, o IEIJ se destacou e ocupou a segunda posição no número de impressões.
O vídeo da campanha no Facebook teve um alcance de mais de 40 mil pessoas e os contatos feitos no Whatsapp aumentaram com o passar dos meses.
Todo o crescimento de visualizações, interações e acessos obtidos através das campanhas realizadas, gerou um aumento significativo nas oportunidades de matrículas geradas, como podemos conferir na ilustração a seguir:
Além de todos esses resultados positivos para a escola e, claro, para nós da JoB, também recebemos um excelente feedback da diretoria.
Estamos muito felizes com a nossa parceria e tenho certeza de que estamos no caminho certo. A JoB é focada em resultados e isso se refletiu nas matrículas.
Íris Giufrida – Diretora Administrativa da Escola IEIJ
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