O Portal Gestão da crise é uma iniciativa de diversos profissionais e empresas que se uniram para apoiar empresários a gerir e superar crises. A sua concepção partiu das dúvidas recorrentes dos clientes recebidas pelas empresas mantenedoras, que perceberam a possibilidade de compartilhar ideias e conselhos ao empresariado brasileiro.
Nos sentimos honrados de poder participar de uma iniciativa como essa, podendo fazer a diferença em ações de impacto e comprometidas com a retomada do país.
O Convite
Como aconteceu
A ideia da construção desse projeto nasceu do sócio-fundador de um de nossos clientes prévios, o Grupo Value, no qual somos responsáveis pelo departamento de marketing.
Já com o conhecimento de nossos serviços e atuação, fomos convidados por Moacir Vieira a liderar a articulação, pauta e estratégia do Portal.
A proposta
Juntamente com os demais mantenedores do projeto, ouvimos o que eles tinham como demanda e perspectivas e oficializamos a nossa parceria, nos colocando como coordenadores de ações, centralizadores de informação e apoio para a definição de pautas.
Os desafios
Tínhamos diversos desafios em vista, como prazos muito apertados, a unificação de ideias de segmentos muito diferentes, um site para ser projetado em dias, webinars e vídeos para serem pautados e dirigidos….
Articulação do Projeto
Trabalhando com mantenedores de alto nível
Os profissionais que tornaram possível esse projeto trouxeram prestígio e autoridade com seus anos de atuação, são nomes como:
- Moacir Vieira dos Santos, sócio fundador da Value Group e responsável pela área de Gestão Financeira
- Marcelo Bertoldi, sócio da Marins Bertoldi advogados e responsável pela área de Direito Trabalhista
- Wellington Moreira, consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças fundador da Caput Consultoria, nosso responsável pela área de Liderança e Pessoas
- Anderson F. Romero, CEO e co-fundador da Solution Gestão, responsável pela área de Inovação e Tecnologia
Definição de pautas
Em cima dos objetivos e temáticas passadas pelos mantenedores, montamos pautas a serem exploradas por cada segmento e uma própria do Portal, no qual fizemos a divulgação dos conteúdos de todos, lives e webinars em conjunto e das artes próprias com o conceito geral.
Criação do Site em tempo RECORDE, 7 dias
Para a criação do site em tempo recorde, buscamos o conceito visual que mais se encaixava com o perfil dos mantenedores, de modo que a experiência do usuário fosse priorizada e facilitada.
Enxugamos os textos e sessões desnecessárias e apresentamos um portal onde o foco era direcionado aos conteúdos, valorizando a palavra de nossos colunistas.
Direcionamento criativo para construção da IDV com a NEXIO Studio
Com a Nexio, nossa parceira em diversos projetos, solicitamos a criação de uma identidade visual simples e efetiva, expressando o teor da discussão sem supervalorizar as “crises” mas sim a “gestão”.
Assim que a Identidade Visual e conceito foram entregues e aprovadas, as artes da programação de posts e dos eventos já foram encomendadas, seguindo nosso calendário de postagens.
Estruturação do marketing
Criação das redes sociais e RD Station
O entendimento do público alvo, feito nas reuniões iniciais, guiaram o nosso foco de postagens para o Linkedin, pois o perfil delimitado era posicionado ao empresariado e com interesses profissionais, público muito presente nessa rede social.
Apesar disso, achamos interessante a nossa presença nas outras redes sociais, como Instagram e Facebook, que poderiam ajudar na visibilidade orgânica e divulgação de eventos de uma maneira mais leve.
Para acompanhar as métricas e captar leads escolhemos a versão lite do RD Station, que nos permitiu criar landing pages para os eventos assim como nos relacionar por meio de e-mail marketing com os interessados.
Definição das pautas próprias
Como os assuntos das diferentes temáticas deveriam convergir no quesito “gestão”, resolvemos basear a temática da pauta do Portal nesse eixo. Assim a comunicação ficaria coesa e daria unidade ao discurso de nossos colunistas.
Investimentos em Linkedin ADS
Como definido anteriormente, a atenção de nosso investimento com Ads seria destinada ao Linkedin, sendo delimitada uma verba mensal correspondente ao objetivo de alcance nacional para a propaganda de eventos e material publicitário elaborado para o Portal.
Live de Lançamento
A Ideia
Quando a estrutura do projeto já estava em sua fase de conclusão, as discussões de como a autoridade de nossos colunistas seria posta logo na inauguração, levaram à conclusão de que ela seria feita por meio de uma LIVE, onde todos os mantenedores teriam a chance de expressar responder perguntas e expressar a sua opinião sobre o tema “Estratégias para o Agora”.
Construção das pautas
Sendo assim, novamente para dar unidade e celeridade ao processo, apoiamos a construção da pauta e levantamento das questões que seriam propostas na live, pois seriam 6 entrevistados em 60 minutos.
Articulação entre os Apoiadores
Em meio à estruturação da LIVE, foram indicados pelos mantenedores empresas que poderiam apoiar e divulgar o Portal em suas redes e canais de comunicação. Essas foram convidadas formalmente por meio de uma carta escrita em conjunto, pelo time da JoB e mantenedores, a fim de formalizar as parcerias.
Quando recebemos os contatos de confirmação, também ficou na alçada da JoB a coordenação da divulgação da live nos canais dos apoiadores, demandando um contato direto com cada um deles.
Diretos: ACIL, CBN Londrina, SINDIMENTAL Norte do Paraná, FACIAP
Indiretos: FIEP, SESCAP e SEBRAE
Condução da Produção
Juntamente com o pessoal da Agência MK, foram repassados os direcionamentos para elaboração do pacote gráfico com todas as telas e vinhetas considerando a linearidade da live.
Direção da Live em relação a questões técnicas e de conteúdo
Também para a preparação do local e dos mantenedores, estávamos presentes no local físico da estrutura técnica e gravação de 2 dos 6 participantes (devido às restrições da COVID-19).
Com isso a coordenação de tempo de resposta e direcionamentos técnicos puderam ser acompanhados diretamente pela JoB, garantindo a desenvoltura do processo e cumprimento da meta de 60 minutos de gravação.
Resultados
Finalização da Live
Tanto durante, quanto diretamente após a finalização da LIVE recebemos diversos comentários de parabenização, tanto pelos conteúdos de discussão quanto ao teor das respostas de nossos entrevistados.
- 822 pessoas passaram pela nossa transmissão
- 197 foi a média de permanência dos usuários
- 112 curtiram e aprovaram o conteúdo
- 54 pessoas interagiram com comentários
Essa interação e engajamento dos participantes validou o posicionamento e divulgação correta do conteúdo, como também a propriedade da discussão, que manteve a média de espectadores ativos até a finalização.
A seguir os comentários e as métricas observadas na live:
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